Mercado

Mercado hoje: boletim Focus e PMI industrial nos EUA são destaques do dia

Ainda estão previstos, no Brasil, o IPC-S e dados da balança comercial referentes a junho. Sessão do mercado americano se encerra mais cedo, às 13h

Fachada B3.
Fachada da B3: veja como a bolsa funcionará nos feriados ao longo do ano

Por Redação B3 Bora Investir

O boletim Focus é destaque hoje no Brasil, após a decisão do CMN sobre a meta de inflação. Ainda saem o IPC-S e a balança comercial, de junho.

Há expectativa de intensa semana de votações no Congresso, como o projeto que retoma o voto de qualidade do Carf, o novo arcabouço fiscal, a reforma tributária, além do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Lá fora, às 11h, será divulgado o PMI industrial dos EUA. A expectativa dos analistas é que o indicador suba um pouco, para 47,2, acima do resultado anterior, mas ainda apontando contração da atividade. Hoje a sessão será reduzida nos EUA e os mercados fecharão às 13h, se antecipando ao feriado de 4 de julho.

Nesta primeira semana do semestre ainda serão divulgados a ata do Fed, na quarta-feira, e o principal dado de mercado de trabalho dos EUA, o payroll, na sexta-feira.

No exterior

A despeito de dados de atividade industrial evidenciando a fragilidade da manufatura da China, da Europa e do Japão, a maioria dos mercados adota uma postura positiva. A liquidez tende a ser reduzida, já que hoje Wall Street fecha mais cedo e amanhã ficará fechada por conta do feriado de 4 de julho.

As bolsas asiáticas fecharam com ganhos. Os investidores avaliam com bons olhos o anúncio de que a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, viajará ao gigante asiático na quinta-feira, em um momento de tensões bilaterais por questões comerciais, tecnológicas e relacionadas ao status de Taiwan.

Já no Japão, a pesquisa do BC local mostrou que o sentimento de grandes fabricantes melhorou pela primeira vez em sete trimestres.

+ 7 fatos e frases da última semana de junho que resumem a economia e o mercado

Agora, fica a expectativa do PMI Industrial dos Estados Unidos. Se de um lado os sinais de desaquecimento da economia mundial eleva preocupações com recessão, de outro cresce a expectativa de bancos centrais menos duros em suas decisões de política monetária, sobretudo nos EUA.

Por isso, nesta semana falas de membros do Fed, a divulgação da ata do BC americano sobre sua última decisão de política monetária, além do relatório oficial de emprego do país serão acompanhados com afinco pelos investidores, que tentarão buscas pistas sobre os juros dos EUA.

No Brasil

As bolsas no exterior e a valorização do petróleo podem permitir um começo de mês positivo ao Ibovespa, assim como a expectativa de avanço nas votações esperadas no Congresso nos próximos dias.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), traçou uma agenda de trabalho nesta semana que inclui as votações do projeto que restitui o voto de qualidade no Carf, a nova regra fiscal e, por fim, um primeiro turno da reforma tributária.

Contudo, a queda do minério de ferro é risco ao índice e a liquidez pode ser reduzida. Na renda fixa, o boletim Focus pode elevar as apostas de queda de 0,50 ponto porcentual na Selic em agosto.

*Com informações da Agência Estado

Iniciante no mercado de ações? Confira este curso gratuito curado pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.