Mercado

Mercado hoje: investidores repercutem corte da Selic; PMI de serviços é destaque

Agenda inclui ainda a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) e uma entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à GloboNews.

Balcão do bora investir
Bolsa de valores brasileira: decisões do Copom e do Fed vieram em linha com as expectativas, mas tom duro do Copom surpreendeu. Foto: Divulgação B3

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta quinta-feira, 3/8, após a decisão do Copom de cortar a Selic em 0,50 ponto porcentual, o destaque da agenda é a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE).

O dia prevê ainda a divulgação dos índices dos gerentes de compras (PMIs) do setor de serviços e composto de Brasil e Estados Unidos.

Os investidores também devem monitorar a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à GloboNews.

Por fim, serão divulgados os balanços da Amazon, Apple, Bradesco e Petrobras.

No exterior

A aversão a risco continua nas praças internacionais nesta quinta-feira, dois dias após o rebaixamento do rating dos Estados Unidos pela Fitch.

Na Europa, o PMI composto da zona do euro caiu de 49,9 em junho para 48,6 em julho, atingindo o menor nível em oito meses e abaixo da leitura preliminar e da expectativa de analistas. O PMI de serviços do Reino Unido caiu de 53,7 em junho para 51,5 em julho, atingindo o menor nível em seis meses. Por fim, o indicador do setor na Alemanha caiu de 54,1 em junho para 52,3 no mês, o menor nível em cinco meses, porém acima da estimativa.

Na China, a Bolsa de Xangai subiu após o PMI de serviços da China subir de 53,9 em junho para 54,1 em julho, acima das estimativas.

No Brasil

A continuidade do pessimismo nos mercados internacionais pode limitar uma reação positiva local, pelo menos na Ibovespa.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a redução da Selic traz um recado para os demais Poderes: a necessidade de continuar com reformas econômicas tendo em vista o desafio fiscal já para 2024.

Hoje os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reúnem em um gesto simbólico de entrega da reforma tributária ao Senado.

Pacheco reforçou que a reforma tributária será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça do Senado assim que for enviada ao Senado. “Nosso objetivo é que até o final do ano nós possamos promulgar essa emenda à Constituição da reforma tributária do País”, completou Pacheco.

*Com informações da Agência Estado

Aprenda a investir em ações! Confira este curso gratuito disponibilizado no Hub de Educação Financeira da B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias