Mercado

Mercado hoje: em dia de feriado nos EUA, produção industrial brasileira é destaque

No feriado da Independência dos Estados Unidos, também serão publicados à noite os índices de gerentes de compras (PMI) de serviços do Japão e China

Ibovespa
O Ibovespa é o principal índice de ações da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Foto: Divulgação/B3.

Por Redação B3 Bora Investir

O feriado da Independência dos Estados Unidos fecha os mercados americanos nesta terça-feira, 04/07, e a liquidez global pode diminuir, favorecendo maior volatilidade dos ativos financeiros.

A agenda de indicadores é fraca em geral. O destaque é a produção industrial brasileira em maio, além da publicação à noite dos índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços de Japão e China.

+ Ibovespa teve o melhor 1° semestre desde 2019; veja o porquê

A pauta econômica no Congresso fica ainda no foco em dia de sabatina dos indicados à Diretoria de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, e Fiscalização, Ailton Aquino, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Há expectativas pela votação do projeto de lei que reinstitui o voto de qualidade no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) na Câmara. Governadores do Sudeste e do Sul se encontram com parlamentares em Brasília para pressionar por mudanças na reforma tributária.

No exterior

Sem a referência norte-americana e com volume reduzido de negócios, sinais mistos moderados predominaram no fechamento dos índices de ações na Ásia e Pacífico.

O movimento aconteceu após a decisão do Banco Central australiano (RBA, na sigla em inglês) de deixar seu juro básico inalterado em 4,10% ao ano. Ecoam também os leves ganhos em Wall Street ontem, com apoio de bancos por anúncios de dividendos e da Tesla, depois da entrega recorde de carros elétricos no segundo trimestre.

+ Indicador mostra setor industrial ainda em retração no Brasil e nos EUA

O desempenho dos mercados segue contido em meio a preocupações sobre a indústria nas principais economias do planeta, na sequência de uma série de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) apontando contração no setor em diversos países.

Na China, uma decisão de Pequim de restringir exportações de metais usados na produção de semicondutores fica no foco pelo potencial de escalar a rivalidade tecnológica com os EUA.

No Brasil

Com a liquidez reduzida e agenda mais fraca, a valorização do petróleo pode ajudar a Bolsa e as ações da Petrobras, além da emissão de bonds pela estatal de US$ 1,25 bi com vencimento em 2033 fechada ontem.

O efeito da superssafra deve continuar puxando saldos relevantes da balança comercial tanto em julho quanto em agosto, tornando viável, ainda que o último trimestre seja de superávits menores, os US$ 84,7 bilhões previstos ontem pelo governo para o saldo líquido da balança comercial.

+ Focus: mercado reduz estimativa da Selic em 2023 para 12% e IPCA cai abaixo de 5%

Em relação ao Carf, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou ontem à noite que não há compromisso de votar nesta terça-feira, 4. O relator do texto, deputado Beto Pereira (PSDB-MS), apresentou ontem, 3, o seu parecer e deve fazer uma rodada de conversas com as bancadas partidárias para negociar pontos da proposta antes da votação.

O relatório do Carf permite à receita acordo com o contribuinte antes da inscrição na dívida ativa da união. O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), afirmou que a meta do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é começar a votar a reforma tributária na quarta-feira, 5.

*Com informações da Agência Estado

Conheça o mercado de ações no Brasil. Confira este curso gratuito oferecido pela B3

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.