Notícias

Primeiro Copom do ano mantém a Selic em 13,75%

Comunicado oficial cita perspectivas de crescimento global e atividade econômica brasileira

Blocos de letra formam a palavra SELIC sobre tecidos de cor verde e amarela
Decisão do Copom define a alta, a manutenção ou a queda da Selic. Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

O primeiro Comitê de Política Monetária (Copom) de 2023 decidiu pela manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. A decisão de manter o patamar estabelecido desde agosto de 2022 já era esperada por economistas.

A definição do Copom acompanha a persistência da inflação. As últimas edições do Boletim Focus projetaram leve aumento do IPCA para 2023 e 2024. A variação foi de de 5,39% para 5,48% na inflação deste ano e de 3,70% para 3,84% na do ano que vem. O resultado segue bem acima da meta de 3,25% e do teto da meta (4,75%) definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O comunicado oficial emitido pelo Copom cita que “o ambiente externo segue marcado pela perspectiva de crescimento global abaixo do potencial no próximo ano”, a “alta volatilidade nos ativos financeiros e um ambiente inflacionário pressionado.”

Outro fator para decisão foi a atividade econômica brasileira, cujos “indicadores mais recentes seguem corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo Copom.”

+ Inflação controlada: como os Bancos Centrais definem as taxas de juros?

O mesmo comunicado ainda cita que “o Comitê segue vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período mais prolongado do que no cenário de referência será capaz de assegurar a convergência da inflação. O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, que têm mostrado deterioração em prazos mais longos desde a última reunião.”

Confira os conteúdos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias