Notícias

Real é a 7ª moeda mais valorizada em 2023; veja o ranking

Selic alta e otimismo com a âncora fiscal tem favorecido o real perante pares globais

Rolo de cédulas de Real cruzada sobre notas de Dólar
Real é a 7ª moeda mais valorizada em 2023; veja o ranking. Foto: Adobe Stock

O real tem registrado ganhos consistentes sobre o dólar americano e, na última terça-feira, 20/06, fechou cotado a R$ 4,80. A trajetória de alta fez a moeda brasileira se destacar no ranking de 118 divisas feito pela Austin Rating, em que ocupou a 7ª posição. 

A lista, dominada por divisas emergentes, demonstra o movimento internacional de enfraquecimento do dólar. Só neste ano, o índice DXY, que compara o desempenho da moeda americana com uma cesta de divisas globais, teve recuo de 1,10% e de 2,01% nos últimos 12 meses.

Veja o ranking: 

PosiçãoPaísMoedaVariação em 2023
Sri LankaRúpia/Sri Lanka21,2%
ColômbiaPeso colombiano16,5%
MéxicoPeso mexicano14,4%
IraqueDinar11,4%
HungriaForint9,8%
Costa RicaColón9,3%
BrasilRealBrasil
AlbâniaLek 8,6%
PolôniaZloty7,8%
10ºMoldáviaLeu7,1%
Fonte: Austin Rating

Por que o real tem se valorizado? 

Entre o começo de 2023 e a última segunda-feira, 19/06, o real cresceu 9,2%. Só em junho, a alta é de 5,48%. A trajetória da moeda brasileira é favorecida pela expectativa de manutenção da Selic, a taxa básica de juros do Brasil, na reunião desta quarta-feira, 21/06, e pelo andamento do Arcabouço Fiscal no Congresso Nacional

O patamar dos juros terminais impulsiona a estratégia de investimento internacional conhecida como “carry trade“: o investidor pega dinheiro a uma taxa de juros em um determinado país e o aplica em outra moeda, onde as taxas são maiores.

Dólar: entenda por que ele sobe e desce e como afeta os brasileiros

O movimentando tem beneficiado o real e outras divisas, como os pesos mexicanos e colombianos. No México, o juro terminal é de 11,25%, e, na Colômbia, de 13,25%.

A estimativa é que o ciclo de corte dos juros comece na próxima reunião do comitê, em agosto. Para esta, os agentes do mercado esperam que Bacen indique os próximos passos da política monetária – que devem ser de corte na Selic visto os números de inflação abaixo das expectativas. 

Dá para ganhar dinheiro (ou perder menos) com a volatilidade do dólar?

O cenário fez o real superar o desempenho de moedas consideradas fortes. A libra esterlina, por exemplo, cresceu 6,3% nos primeiros 6 meses deste ano, e garantiu ao Reino Unido a 15ª posição. O dólar do Canadá, em 26º lugar, se valorizou 2,5% no período, e o Euro ocupou ficou como 29º, em alta de 2,3%.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias