Investir melhor

CVM lança calculadora gratuita para investidor

A ferramenta simula renda da aposentadoria e custo de financiamentos. Também oferece a criação de um orçamento familiar, que inclui receitas, despesas e possibilidade de separar gastos por tipos

Homem usando calculadora e fazendo anotações no bloco de notas (Fonte: Adobe Stock)
Declarar seus títulos do Tesouro Direto requer seguir o mesmo caminho para declarar qualquer outro investimento Foto: Adobe Stock

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) criou a Calculadora do Investidor, que permite realizar cálculos financeiros de forma simples e rápida, até mesmo por quem não entende muito de matemática.

A ferramenta permite fazer simulações de renda na aposentadoria e calcula o valor total de financiamentos e empréstimos. Outra função disponível na ferramenta é a criação de um orçamento familiar, que inclua receitas, despesas e possibilidade de separar gastos por tipos.

A calculadora facilita até mesmo cálculos do dia a dia, como a divisão de conta do restaurante. A partir da inserção do valor total e número de pessoas a ferramenta divide o que deve ser pago por cada uma já contabilizando os 10% da taxa de serviço.

+ 5 planilhas de gastos pessoais gratuitas para organizar o orçamento

“A CVM substituiu os modelos tradicionais de calculadoras financeiras, que são exclusivos para quem entende do assunto, por uma ferramenta inclusiva, democrática e gratuita, distribuída pelo governo e que pretende ser universal”, diz Andréa Coelho, chefe da divisão de Educação Financeira e superintendente interina de Proteção e Orientação aos Investidores da autarquia.

A Calculadora do Investidor já está disponível para dispositivos móveis, nas lojas de aplicativo para aparelhos com sistema Android e iOs.

A ferramenta funciona em diversos modelos de celular, mesmo os mais simples, com a mesma experiência de uso. Não precisa de login e nem internet para funcionar: instalada, pode ser utilizada mesmo offline.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.