Investir melhor

CVM lança calculadora gratuita para investidor

A ferramenta simula renda da aposentadoria e custo de financiamentos. Também oferece a criação de um orçamento familiar, que inclui receitas, despesas e possibilidade de separar gastos por tipos

Homem usando calculadora e fazendo anotações no bloco de notas (Fonte: Adobe Stock)
Declarar seus títulos do Tesouro Direto requer seguir o mesmo caminho para declarar qualquer outro investimento Foto: Adobe Stock

Por Redação B3 Bora Investir

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) criou a Calculadora do Investidor, que permite realizar cálculos financeiros de forma simples e rápida, até mesmo por quem não entende muito de matemática.

A ferramenta permite fazer simulações de renda na aposentadoria e calcula o valor total de financiamentos e empréstimos. Outra função disponível na ferramenta é a criação de um orçamento familiar, que inclua receitas, despesas e possibilidade de separar gastos por tipos.

A calculadora facilita até mesmo cálculos do dia a dia, como a divisão de conta do restaurante. A partir da inserção do valor total e número de pessoas a ferramenta divide o que deve ser pago por cada uma já contabilizando os 10% da taxa de serviço.

+ 5 planilhas de gastos pessoais gratuitas para organizar o orçamento

“A CVM substituiu os modelos tradicionais de calculadoras financeiras, que são exclusivos para quem entende do assunto, por uma ferramenta inclusiva, democrática e gratuita, distribuída pelo governo e que pretende ser universal”, diz Andréa Coelho, chefe da divisão de Educação Financeira e superintendente interina de Proteção e Orientação aos Investidores da autarquia.

A Calculadora do Investidor já está disponível para dispositivos móveis, nas lojas de aplicativo para aparelhos com sistema Android e iOs.

A ferramenta funciona em diversos modelos de celular, mesmo os mais simples, com a mesma experiência de uso. Não precisa de login e nem internet para funcionar: instalada, pode ser utilizada mesmo offline.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.