Investir melhor

Já ouviu falar na live NPC? Pois agora você vai conhecer o investidor NPC

Moda nas redes sociais, as lives NPC têm muito o que ensinar aos investidores

NPC. Foto: Reprodução
As lives NPC são transmissões ao vivo em que as pessoas que criam conteúdo fingem serem NPCs (Non Playable Characters), personagens de games. Foto: Reprodução

É 2023. E, de repente, você está buscando novas estratégias de retornos financeiros e se depara com a mais surreal e inusitada de todas: a live NPC. Para quem conseguiu passar imune a essa “grande novidade”, fica aqui meu reconhecimento! Mas o que é uma live NPC?

As lives NPC são transmissões ao vivo em que as pessoas que criam conteúdo fingem serem NPCs (Non Playable Characters), personagens de games. Os participantes podem revelar parte do enredo ou passar dicas sobre as próximas missões.

Mas a grande sacada (contém ironia), que está levando as lives NPCs às manchetes, é a seguinte: no aplicativo Tik Tok, a pessoa que está transmitindo fica inerte, vestida como um personagem. Ela só reage quando recebe estímulos virtuais. Ou seja, elementos interativos na tela, como frutas, legumes, chapéus, óculos e outros emojis, se transformam em itens pagos pela audiência, justamente para que o NPC em questão interaja. Detalhe: tudo isso é pago.

O fato é que streamers de sucesso já afirmaram receber até US$ 50 mil em uma live, o que virou uma tentativa de ganho fácil para inúmeras pessoas e, claro, uma pequena histeria.

O que é o investidor NPC?

Mas será que você é um investidor NPC? Bem, se você não tem disposição nem condições para incluir essa ousada estratégia em sua carteira, talvez possa tirar algum ganho disso, nem que sejam alguns aprendizados. Abaixo, vamos ver 3 aprendizados sobre o assunto:

1. Cuidado com o efeito manada

Histórias de ganhos fáceis são tentadoras. “Alguém comprou tal ação, tal criptomoeda  e quintuplicou o investimento! Bora fazer também?”. Muitos podem ter esse pensamento e acompanhar uma tendência sem saber de fato o que está fazendo.

Não é porque alguém ganhou dinheiro com a nova tendência do momento que você vai ganhar. Se os fatores que levaram a esse resultado não puderem se repetir, é muito mais provável que só sobre o prejuízo.

2. Para algumas estratégias, existe momento e lugar certo

Se você ainda não é influencer com milhares de seguidores, talvez não tenha tanta gente assim disposta a pagar para te ver passando verg… digo, fazendo alguma coisa inusitada na internet.

Da mesma maneira, se você ainda não tem estabilidade financeira para preservar seus investimentos e os acessa com frequência para cobrir pequenas despesas, talvez não seja o momento de migrar para aplicações de risco. Se as condições não forem ideais, você não vai conseguir sustentar sua estratégia e, possivelmente, terá prejuízos.

3. Não seja um NPC nos investimentos

NPCs têm uma programação bastante básica de reações limitadas e predefinidas. Pessoas investidoras, também.

Joel Greenblatt, gestor de fundos e professor das universidades Wharton e Columbia, identificou que o fundo de melhor desempenho nos Estados Unidos, entre os anos 2000 e 2010, acumulou um retorno de 18% ao ano, enquanto a média das pessoas que investiram nesse fundo teve uma perda anual de 11%.

Isso acontece porque, dentro da lógica da economia comportamental, temos uma tendência natural de se livrar de investimentos quando estão se desvalorizando e, também, de entrar em novas aplicações que estão indo bem.

Com isso, a tendência é sair de aplicações que poderiam se recuperar em algum momento para entrar em outras que, possivelmente, não estão em seu momento mais barato.

Fórmula do fracasso

Lembre-se: cobiçar, investir, perder e repetir tudo isso é a fórmula do fracasso nos investimentos. Na hora de investir, não se perca no personagem e tenha maior clareza sobre seu perfil investidor e sobre os ativos que estão na sua carteira.

Quer saber mais sobre finanças? Confira esse curso gratuito de como encontrar o equilíbrio financeiro!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias