Investir melhor

O que é uma clearing e como atua na negociação de ações?

Ferramenta reduz riscos nas transações e mantém estabilidade financeira dos mercados

Mulher fechando um negócio
As debêntures conversíveis podem ser pagas parcial ou totalmente com ações da empresa que emitiu o título.

Por Rogério Piovezan

Se o vendedor não tem os ativos ou se o comprador não efetuar o pagamento negociado na Bolsa ou em operações de balcão, a clearing house entra em ação. Esse termo se refere a uma câmara de compensação (clearing house, em inglês) que garante a liquidação das operações capturadas por essa ferramenta. Ou seja, ela precisa ser acionada durante a compra e venda.

Os investidores iniciantes costumam realizar esse processo por meio de corretoras, que lidam diretamente com a câmara em nome deles, de acordo com a consultora financeira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Carol Stange. Esse sistema funciona, segundo ela, para intermediar e minimizar os riscos das negociações, o que garante a integridade do mercado financeiro.

“Quando ocorre uma transação, como a compra de ações, a câmara entra em cena para garantir que o vendedor entregue os ativos e o comprador efetue o pagamento. Além disso, a câmara realiza a compensação e consolida as operações diárias, o que resulta em um único valor líquido a ser pago ou recebido pelos participantes”, afirmou.

Outros mercados, como operações de derivativos financeiros, commodities, mercados à vista, renda fixa e variável, também possuem atuação da clearing na compensação e liquidez, conforme informações do site da B3.

Garantia

Para a especialista em derivativos pela Agrifatto, Lygia Pimentel, a clearing house atua para trazer uma garantia de estabilidade após os negociantes (vendedor e comprador) firmarem um compromisso.

“Ela se incumbe de tomar garantias e executar regras entre as partes negociantes. Isso acontece para que não haja inadimplência nas negociações nem quebra de acordos”, disse.

A especialista ainda explicou que, por exemplo, se um investidor depositar uma caução (uma garantia) para executar um negócio, a clearing house faz essa exigência por meio do contato com uma corretora. “Se você não depositar a garantia, ela liquida a sua posição e busca formas de cobrir a necessidade financeira, seja através da corretora ou outro”, complementou.

Redução de riscos

A clearing house também reduz a margem de risco. Mas de que forma? Segundo Stange, a clearing atua como contraparte central na negociação. “Isso significa que ela assume o risco caso uma das partes não cumpra suas obrigações, contribuindo assim para a estabilidade do mercado financeiro”, explicou.

Todas essas características da ferramenta – eficiência, segurança e redução de riscos nas transações — demonstram, conforme a consultora, a importância da existência da clearing no dia a dia da Bolsa. “A câmara de compensação desempenha um papel vital no bom funcionamento dos mercados financeiros”, disse.

Desenvolva suas habilidades em tech com o B3.dev, nossa plataforma de cursos gratuitos de programação e tecnologia.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.