Investir melhor

O que você precisa saber para investir em Reits

Negociados no mercado americano, esses ativos são semelhantes aos FIIs brasileiros e servem como forma de investir em diferentes verticais do setor imobiliário, inclusive cemitérios

Estátua da liberdade em Nova York
A única condição é você ter uma conta aberta em uma das dezenas de corretoras de valores credenciadas à B3.

Por Paula Pacheco, especial para o Bora Investir

Os Reits – sigla para Real Estate Investment Trust – são uma classe de ativo para quem quer investir no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Negociados nas bolsas norte-americanas, eles são muito semelhantes aos fundos imobiliários que temos no Brasil.

+ BDRs de Reits: saiba como investir no setor imobiliário dos EUA pela B3

Uma das principais diferenças, no entanto, é que os Reits são constituídos como empresas, enquanto no Brasil existe a figura do fundo. Assim como os FIIs, os Reits precisam distribuir grande parte do lucro e devem estar alocados em imóveis ou financiamentos imobiliários.

Passo a passo para investir em Reits

Qualquer brasileiro pode comprar os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) de Reits na Bolsa de Valores Brasileira. Esses papéis são negociados diretamente em corretoras e plataformas no Brasil.

BDRs não são ações, propriamente, mas certificados de ações emitidos por empresas estrangeiras, que permitem aos brasileiros acessar esse tipo de papel.

Confira 5 vantagens de investir em BDRs de ETFs

Principais características

Há algumas formas de classificar os Reits. Alguns investem majoritariamente em imóveis, como os FIIs de tijolo. Há também aqueles que alocam seus recursos em títulos de dívidas, como os FIIs de papel, e os híbridos, que combinam esses produtos.

Quais são os investimentos que garantem uma renda mensal em dólar

Dentro dos Reits que investem em imóveis reais, é possível classificar a partir do ativo em que se está investindo. Por exemplo, Reits que investem em galpões, em shopping centers, em imóveis residenciais. O mercado americano é tão variado que há até Reits de cemitérios e prisões, por exemplo.

Como escolher os Reits para investir

Antes se decidir pelos Reits, é preciso tomar alguns cuidados e estudar bem o ativo, assim como em outros tipos de investimento. Alguns pontos a avaliar são:

– Os Reits maiores tendem a ter maior liquidez

– Os Reits de menor porte, que eventualmente podem ter uma situação muito específica, podem sofrer com uma volatilidade grande.

– Avalie a possibilidade de investir em Reits por meio de ETFs, que facilitam a diversificação.

De onde vem a remuneração dos Reits

Uma característica especifica dos Reits é que, além da valorização do papel em si, o investidor tem uma parcela de renda muito relevante.

Segundo Sabrina Loureiro, head de Conteúdo e Research da Nomad, os REITS de tijolo, ou Equity REITS são os mais comuns. “São Reits que detêm a propriedade física de ativos imobiliários. Eles são donos de imóveis e alugam para obter renda. A renda do aluguel é em parte convertida em dividendos e repassada aos investidores”, diz.

Ganho com valorização do imóvel

Além da possibilidade da renda dos aluguéis, os Reits também podem ter foco na valorização dos imóveis, completa Sabrina. Assim como quando se compra um apartamento e o coloca para alugar, o investidor ganha não somente no aluguel, mas também no eventual aumento de preço do imóvel.

Ainda segundo a executiva da Nomad, os Reits de papel, ou Mortgage Reits funcionam de forma diferente. Em vez de investir em propriedades físicas, os Reits de papel investem em hipotecas ou em outros investimentos lastreados em hipotecas. Basicamente, esses Reits focam em financiar ativos imobiliários por meio de instrumentos de crédito. Os dividendos distribuídos aos investidores, nesse caso, são fruto dos juros pagos pelo tomador do empréstimo.

Quer saber mais sobre como investir em ações no exterior? Confira este curso gratuito no Hub de Educação da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.