Investir melhor

Quer transferir seus investimentos para outra pessoa? Saiba como

Confira o passo a passo para transferir investimentos para conta de outra pessoa

Analista financeiro trabalhando em seu computador analisando gráficos. Foto: Adobe Stock
Para ter acesso às opções de investimento, os investidores precisam contar com uma corretora de valores. Foto: Adobe Stock

A maioria dos investidores já ouviu falar de portabilidade de ativos, que permite levar uma carteira de ativos para outra corretora. Porém, você sabia que é possível fazer também a transferência de investimentos para outra pessoa? 

A opção dá a possibilidade de enviar os ativos para a conta de outro CPF, seja na mesma instituição que a sua ou em outra. Para fazer essa transferência, Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management, indica o passo a passo. Confira!

Como transferir investimentos para outra pessoa

O primeiro passo para fazer a transferência de investimentos é assegurar que a outra pessoa tenha uma conta em corretora ou instituição financeira. Caso não tenha, deve-se abrir uma.

Com os dados da conta para onde se quer transferir os ativos em mãos, deve-se preencher os formulários de transferência de ativos, fornecendo os detalhes dos investimentos que deseja transferir. Isso deve ser feito na corretora de origem, ou seja, onde você tem os investimentos que quer transferir.

Também é preciso fornecer informações sobre a pessoa para quem está transferindo os investimentos, como nome, endereço e número da conta na instituição.

Por fim, o processo de transferência é feito pela corretora ou instituição financeira. Esse processo pode levar alguns dias úteis.

Custos da operação

Transferir seus ativos para outra pessoa pode ter alguns custos associados. Isso acontece porque algumas corretoras podem cobrar taxas de transferência ou encargos administrativos.

Segundo Gonçalvez, se os investimentos estiverem em uma posição de prejuízo, ou seja, valendo menos do que você pagou inicialmente, você pode transferi-los sem incorrer em impostos sobre ganhos de capital.

“No entanto, se os investimentos tiverem se valorizado desde a sua compra, você pode precisar pagar impostos sobre os ganhos de capital ao transferi-los”, afirma.

Quais investimentos podem ser transferidos

De acordo com o CEO da Box Asset Management, em geral, uma ampla variedade de investimentos pode ser transferida para outra pessoa, como ações, títulos, fundos mútuos, ETFs e outros ativos financeiros.

Contudo, alguns deles podem ter restrições ou exigir aprovação especial para transferência. É o caso de certos tipos de fundos de investimento, investimentos com contratos específicos ou contas de aposentadoria com regras específicas.

“Por isso, antes de transferir quaisquer ativo, é recomendável verificar com a corretora ou instituição financeira para garantir que você esteja cumprindo todas as exigências e procedimentos necessários”, completa Fabrício Gonçalvez.

Quer saber como começar a investir do zero? Confira esse curso gratuito!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias