Objetivos financeiros

O que é a análise técnica ou grafista?

Para os estudiosos, o movimento de um ativo sempre repete uma tendência histórica

Homém analisando gráficos
A análise é uma das diversas ferramentas que ajudam investidores a fazer escolhas no mercado de ações.

A análise técnica de um ativo é o estudo das variações da sua cotação no mercado com o objetivo de prever movimentos futuros no seu preço. A base principal desta teoria é que o comportamento passado consegue explicar sua oscilação atual, assim como indicar uma eventual tendência de valorização ou desvalorização dali em diante.

Trata-se de uma das diversas ferramentas que ajudam investidores a fazer escolhas no mercado de ações.

O foco da análise técnica está nas flutuações dos preços, procurando padrões de volatilidade que possam sugerir a direção do próximo movimento. Em outras palavras, a análise técnica busca identificar o cenário mais provável para determinado ativo.

Os críticos da análise técnica costumam ignorar suas conclusões, acreditando se tratar de um mero exercício de futurologia. Para eles, o que determina o preço de uma ação é, basicamente, a quantidade de investidores interessados na sua compra (porque acreditam no valor da empresa) ou venda (situação contrária).

Segundo os fundamentalistas, há fatores melhores a serem observados no lugar dos gráficos, como as condições macroeconômicas, novas políticas públicas e mudanças no segmento de atuação.

Porém, esse raciocínio falha ao desconsiderar o comportamento irracional do mercado. Para os estudiosos das variações de preços, o movimento de um ativo sempre repete uma tendência histórica.

A análise técnica se utiliza de gráficos – os chamados candlesticks e os gráficos de linha – para tecer suas previsões. O segredo é saber interpretá-los.

Os candlesticks mostram os quatro principais valores de um ativo: a abertura, o fechamento, a máxima e a mínima de um determinado período.

Quando a abertura é maior que o fechamento anterior, isso indica uma tendência de alta, assim como o contrário (abertura menor que o fechamento anterior), revela uma tendência de baixa. Saiba mais detalhes sobre a técnica dos candlesticks.

Qual investidor não está em constante busca por ferramentas que guiem suas decisões de compra e venda?

Entre aqueles que operam com os ativos de renda variável, é comum buscar indicações de como estará o preço de uma determinada ação no futuro. Para esse desejo comum, há duas formas complexas de orientação no mercado: a análise fundamentalista e a análise técnica.

Ambas buscam, de forma distinta, estudar a volatilidade a que assistimos no dia a dia do mercado da bolsa de valores. Além de auxiliar os traders a alcançar maior rentabilidade em suas aplicações, por meio da computação de dados qualitativos e/ou quantitativos, as análises possibilitam a definição de preços justos para cada ação.

Neste texto, vamos nos aprofundar na análise técnica, de forma a entender o que ela é e como funciona.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias