Organizar as contas

3 dicas de atrações gratuitas para fazer com as crianças nas férias sem estourar orçamento

Conferir a programação na prefeitura, igreja, associação de bairro e parques são algumas das opções

Curtir as férias de julho em eventos gratuitos com as crianças sem a preocupação de estourar o orçamento familiar. Isso não é um sonho. Organizar as contas para os gastos com transporte e alimentação é fundamental para aproveitar o período, segundo especialistas. 

A ideia para economizar durante as férias é procurar por eventos públicos realizados pelas prefeituras, igrejas, associações de bairros e parques. O Bora Investir conversou com dois especialistas em finanças para elencar as principais dicas de como economizar nas férias e criar momentos memoráveis com as crianças.

Priorize a natureza

Hulisses Dias, especialista em finanças, conta que priorizar o contato com a natureza em passeios gratuitos traz benefícios não só ao orçamento, mas também à saúde mental da família. “Primeira coisa, são passeios na natureza. Isso gera outro benefício para a criança e diminui a ansiedade”, diz.

Para a planejadora financeira Luciana Ikedo, vale a família pesquisar quais são as atrações disponíveis na cidade e que coincidem com a agenda.

“Muitas dessas atrações são gratuitas e foram pensadas para esse momento de férias, e podem realmente ser muito legais. Outra opção é explorar os parques, nos quais crianças e adultos podem ficar entretidos por horas, além de gastar boas calorias em atividades com brincadeiras que exigem movimentação física.”

Organize as contas

Conforme Dias, as férias são previstas ano a ano, então, não há desculpa para não se planejar antecipadamente.

“É você se organizar uns quatro meses antes das férias. Levar as crianças ao cinema [é uma boa recomendação] porque tem uma grade de programação voltada para as crianças e os shoppings têm mais segurança nas capitais”, explica.

No orçamento, Dias ressalta uma contenção de até 5% nas despesas para ter recursos destinados a esse período de férias.

Aproveite as férias para ensinar educação financeira

Segundo Ikedo, outra maneira de aproveitar o tempo junto com as crianças é ensiná-las sobre os princípios básicos da educação financeira através de brincadeiras. 

“Um princípio básico utilizado na educação financeira: fazemos uma escolha possível e renunciamos a todas as outras. Em finanças trabalhamos com orçamentos possíveis e viáveis, e muitos adultos sofrem pelo que não têm, ao invés de aproveitar o que possuem. Envolver as crianças na decisão é fundamental para que entendam que a vida é feita de escolhas, e que está tudo bem.”

Onde achar eventos gratuitos nas férias?

Uma ideia é olhar os sites das prefeituras. A seguir, o Bora Investir traz algumas opções nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, caso você more nessas regiões. Confira.

Salvador

Um roteiro diverso para mergulhar na história local durante as férias. A prefeitura disponibiliza um site com várias opções de passeio pela Casa das Histórias de Salvador, Galeria Mercado com Afrofuturismo, além das praias e a gastronomia.

Rio de Janeiro

A prefeitura traça um apanhado geral dos principais eventos ao ar livre, como a festa Junina da Urca, passeio pelo Largo São Francisco da Prainha, BioParque do Rio e Praça Nossa Senhora da Paz.

São Paulo

Vários passeios pelos diferentes pontos icônicos da capital paulista estão reunidos pela prefeitura no site de ingressos de eventos Sympla. Os passeios possuem roteiros orientados por guias e são gratuitos, que passam pela Liberdade, Mercado Municipal, Centro Novo e Triângulo Histórico.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3.