Organizar as contas

5 dicas para evitar dor de cabeça nas compras online no Dia das Mães

Compras pela internet exigem cuidados, como verificar políticas de troca, devolução e prazos de entrega dos produtos

Mãe abre presente ao redor dos filhos. Foto: Pexels
A estimativa é que a data deve movimentar aproximadamente R$ 15 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços. Foto: Pexels

O Dia das Mães é uma oportunidade única para demonstrar gratidão e amor, e os presentes representam parte disso. Porém, é extremamente importante ficar atento na hora das compras para evitar dor de cabeça depois.

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, 128,7 milhões de brasileiros devem comprar algum presente para o Dia das Mães (12 de maio), sendo que 40% vão utilizar a internet para isto. 

A estimativa é que a data deve movimentar aproximadamente R$ 15 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços, de acordo com uma pesquisa da Abecs, realizada em parceria com o Instituto Datafolha. 

Para uma melhor experiência, algumas dicas são essenciais para a hora de pesquisar, comprar, receber ou até trocar produtos. Confira!

Pesquise com atenção e desconfie

Antes de fazer uma compra, pesquise os preços do produto ou serviço em diferentes lugares. “Compare as ofertas para garantir que você esteja obtendo o melhor negócio possível”, afirma Marlon Glaciano, planejador financeiro e especialista em finanças.

O ideal é evitar fazer compras em sites desconhecidos, especialmente se o valor for muito abaixo do preço de mercado. Nas páginas de grandes lojas virtuais, é possível ver certificações, como o cadeado de segurança na barra de endereço. 

Erros de ortografia ou gramática, solicitações incomuns de informações pessoais e ofertas que parecem suspeitas demais também são bons indícios para não prosseguir com o pedido.

“Preços muito abaixo do normal e erros de grafia e logomarcas podem ser sinais de produtos falsificados ou golpes. Pesquisas para verificar qual é a reputação da loja ou do vendedor são necessárias em qualquer caso. Evite clicar em links de promoções enviados por e-mail, confira diretamente no site da loja se a promoção realmente existe”, aponta Felipe de Barros Lima, advogado da área de Direito do Consumidor do escritório Silveiro Advogados.

Saiba qual a política de troca e devolução

Antes de finalizar a compra, deve-se verificar a política de devolução e troca da loja, especialmente no caso de compra de presentes. “Antes de assinar qualquer contrato ou concordar com um serviço, leia atentamente os termos e condições. Esteja ciente de quaisquer taxas ocultas, cláusulas enganosas ou políticas de cancelamento que possam causar problemas no futuro”, destaca Glaciano.

“O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor garante um prazo de arrependimento de até sete dias a partir do recebimento, para compras realizadas fora do estabelecimento comercial. Além desta hipótese, o comerciante só é legalmente obrigado a trocar produtos de acordo com a política estabelecida e por vícios e defeitos.”, ressalta Lima.

Busque pela entrega com rastreamento

Lojas que oferecem diferentes opções de entrega, como a expressa ou em pontos de coleta, facilitam a vida dos clientes, pois se adaptam às necessidades de tempo e conveniência.

“Especialmente em épocas de alta demanda, como Dia das Mães, é essencial compreender-se que os prazos de entrega são estimados e podem variar. Opte por opções mais seguras, como a retirada em loja ou a possibilidade de rastreamento do pacote, pois permite acompanhar o status e garantir que o produto chegue ao destino conforme o esperado”, declara o advogado.

Atenção na hora do pagamento

O planejador financeiro ainda destaca que é imprescindível proteger suas informações pessoais e financeiras. “Mantenha suas informações pessoais e financeiras seguras. Evite compartilhar informações confidenciais, como números de cartão de crédito ou senhas, em lugares não seguros ou com pessoas desconhecidas”.

Já o advogado reforça que usar cartões virtuais, especialmente os que são gerados exclusivamente para uma única compra, reduz a chance de roubo de dados.

“Opte por métodos de pagamento que ofereçam maior proteção ao consumidor em caso de fraude ou problemas com a compra. Caso o boleto seja a alternativa, é importante confirmar os dados do beneficiário no momento do pagamento”, aconselha ele.

Mantenha todos os registros

Por fim, outra dica é guardar todas as informações e registros da compra pode auxiliar em casos de necessidades. Recibos, confirmações de pedido e comunicações com o vendedor são úteis caso surjam problemas com a compra.

“Às vezes, dedicamos muito tempo procurando a melhor oferta e, quando achamos, esquecemos de tomar cuidados para o caso de algum problema. É fundamental ter todos os registros até que você receba o produto e confirme o seu bom estado. E a nota fiscal ainda deve ser guardada até o final da garantia, mesmo que de forma eletrônica, pois é ela que comprova o produto adquirido, além do local, data e preço da compra”, completa Felipe de Barros Lima.

Caí em um golpe! O que fazer? 

Em caso de suspeita de fraude ou golpe, a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) recomenda que os consumidores entrem em contato imediatamente com as respectivas instituições financeiras, além de reportar o incidente às autoridades competentes. 

“A conscientização e a adoção de práticas seguras são fundamentais para evitar ser vítima das quadrilhas e proteger-se durante o período do Dia das Mães e ao longo de todo o ano”, afirma a instituição.

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