Tipos de investimentos

Mercado e Morning Call Safra hoje: balanços empresariais e Copom 

Resultados do terceiro trimestre de empresas e bancos da Europa, EUA e Brasil continuam no foco nas bolsas

Sede da Alphabeth (controladora do Google), nos EUA. Foto: Adobe Stock.
Sede da Alphabeth (controladora do Google), nos EUA. Foto: Adobe Stock.

Nesta quarta-feira, dia 26, os resultados do terceiro trimestre de empresas e bancos da Europa, EUA e Brasil continuam no foco nas bolsas em meio ao período de silêncio do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Há também um consenso interno de que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve anunciar hoje a manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano. A incerteza é quanto ao período de duração dessa estabilidade do juro básico à medida que o rumo da política fiscal, dependente do cenário eleitoral, ainda é o principal vetor de dúvidas para a política monetária, segundo economistas ouvidos pelo Broadcast/Estadão.

Dados de vendas de moradias novas nos Estados Unidos, do Caged, e do relatório mensal da dívida pública brasileira devem seguir monitorados pelos investidores.

Mercado externo

A manhã é de perdas predominantes nas bolsas internacionais, enquanto os investidores digerem uma série de balanços corporativos mistos de empresas e bancos europeus e de big techs norte-americanas, em um dia de agenda mais fraca de indicadores. 

Nos Estados Unidos, os resultados de Microsoft e Alphabet (controladora do Google) decepcionaram, derrubando suas ações nos negócios do pré-mercado em Nova York nesta manhã. Na gigante de buscas, os números mais baixos foram atribuídos a cortes de gastos de anunciantes para lidar com a desaceleração econômica. 

Os resultados reforçaram a preocupação dos investidores com a chance de uma recessão global. 

+ Quais são os sinais de uma recessão mundial?

Enquanto isso, o euro e a libra sustentam-se no terreno positivo ante o dólar, com os investidores à espera que o Banco Central Europeu (BCE) seja mais agressivo na elevação de juros amanhã, em nova tentativa de conter a inflação recorde que aflige a zona do euro. 

Desempenho da bolsa 

O Ibovespa teve ontem mais uma seção de perdas pressionado, em especial, pelas ações de estatais brasileiras, como traz o Morning Call Safra de hoje:

Por aqui, a  disputa eleitoral pode continuar pautando a precificação dos ativos locais e a cautela externa fica no radar também. Os investidores devem analisar as novas pesquisas Ipec em São Paulo e a Genial/Quaest em âmbito nacional, realizadas entre domingo (23) e ontem (25). 

No câmbio, não está descartado algum alívio na busca de proteção dos últimos dois pregões pelo aumento de incertezas eleitorais após o episódio Roberto Jefferson, diante ainda hoje da queda persistente do dólar no exterior nesta manhã. 

Abertura: Ibovespa cai 1,25% na abertura a 113.189,44 pontos

Fechamento: dólar fecha em alta de 1,%% a R$ 5,3817

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias