Ações

Mercado financeiro hoje: libra cai à mínima histórica ante o dólar

O mau humor do mercado com a libra está relacionado ao pacote de cortes de impostos anunciado pelo governo britânico

Moedas e notas de libra. Foto: Adobe Stock
Investir em moedas é uma estratégia de diversificação e proteção de patrimônio. Foto: Adobe Stock

O pacote fiscal anunciado pelo Reino Unido na última sexta-feira (23) penaliza a libra, que desabou à mínima histórica de US$ 1,0351 na madrugada, enquanto o juro do bônus britânico (Gilt) de 10 anos alcançou hoje os maiores níveis desde 2008. O mau humor do mercado está relacionado ao pacote de cortes de impostos, que exigirá que o governo britânico se endivide fortemente nessa tentativa de impulsionar a economia britânica. O Reino Unido enfrenta a taxa de inflação mais alta em cerca de quatro décadas.

É esperado que o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) divulgue um comunicado ainda hoje, à medida que cresce a pressão sobre o presidente do BoE, Andrew Bailey, para que uma intervenção seja feita para apoiar a economia. Isso pode ser uma intervenção verbal para acalmar os mercados ou, em um caso mais extremo, um aumento não programado dos juros.

A bolsa de Moscou despenca 6%, após tombar mais de 10% nesta manhã e atingir seu menor nível desde o começo da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro. O movimento ocorre durante a escalada de tensões provocada pela convocação de reservistas russos para combater em território ucraniano e ameaças de uso de arma nuclear.

Na Alemanha, o índice Ifo de sentimento das empresas da Alemanha caiu de 88,6 pontos em agosto para 84,3 pontos em setembro, atingindo o menor nível desde maio de 2020, em meio à crise energética que aflige a Europa. “A economia alemã está entrando em recessão”, comentou o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

Por aqui, esse clima de tensão do exterior pode impactar as negociações, combinado com a expectativa de que a ata do Copom amanhã traga pistas da visão do comitê sobre o início do ciclo de cortes da Selic na ata da reunião de setembro. Hoje o Boletim Focus fica no radar após sucessivas pioras nas expectativas de inflação para 2024.

Abertura: Ibovespa cai a 1,21% aos 110.366,11 pontos, na mínima, após a abertura

Fechamento: dólar à vista fecha a R$ 5,3814, em alta de 2,13%

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias