9% dos investidores têm mais da metade do patrimônio em fundos imobiliários
O principal critério para a escolha dos fundos imobiliários é a rentabilidade
9% dos investidores brasileiros têm interesse majoritariamente em fundos imobiliários, os FIIs. É o que mostra a pesquisa feita pela B3 sobre o perfil dos investidores brasileiros. Nesse recorte, os investidores têm mais da metade do seu patrimônio em produtos vinculados ao mercado imobiliário.
Além de investirem de modo assíduo em fundos imobiliários (100%), são pessoas que possuem ações (28%) e que investem em CDB (24%) e no Tesouro Direto (8%). O que motiva o perfil Fundos Imobiliários a começar a investir é segurança para planejar o futuro e a aposentadoria (32%), independência financeira (25%) e aumento de patrimônio (13%).
Quer descobrir qual o seu perfil? Faça o quiz e confira os conteúdos recomendados para você!
O principal critério para a escolha dos investimentos é a rentabilidade, citada em primeiro lugar por 58% das pessoas desse perfil. Em seguida, aparecem minimizar os riscos (16%) e estabilidade (15%).
Os investidores em FIIs verificam o desempenho de suas carteiras com frequência: 56% deles dizem olhar isso diariamente e 30% dizem avaliar a performance de seus ativos toda semana.
A média de idade desse perfil é de 38 anos, 75% deles são homens e sua renda média é de R$ 5.436. Além disso, 57% deles são assalariados ou autônomos.
Os dados fazem parte de uma pesquisa da B3 que identificou 9 perfis de investidores brasileiros. Conheça todos eles neste link.
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.