Da China ao Brasil: quais são as principais bolsas de valores do mundo?
Espalhadas pelo mundo, as principais bolsas de valores trazem ambientes seguros para os investidores
As bolsas de valores são ambientes seguros e regulados onde os investidores podem negociar ações e outros diversos tipos de ativos. De grande importância para o mercado de capitais, elas estão espalhadas por todo o globo, nos mais diferentes países.
Conheça quais são as principais bolsas de valores do mundo na lista que o B3 Bora Investir preparou para você:
NYSE – New York Stock Exchange
A NYSE (New York Stock Exchange) é a Bolsa de Nova Iorque, considerada a maior do mundo. Ela surgiu em 1792 e abriga mais de duas mil empresas, entre elas, as gigantes Walmart, Disney e Coca-Cola. A soma do valor de mercado — market cap — das companhias listadas na NYSE ultrapassa US$ 20 trilhões.
Nasdaq
Continuando nos Estados Unidos, a Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é outra bolsa norte-americana que se destaca entre as do mundo. Criada em 1971, a Nasdaq se tornou a “bolsa de tecnologia”, onde atualmente há mais de três mil empresas listadas, dentre elas Amazon, Apple, Google e Facebook.
Euronext
Criada a partir da fusão das bolsas de Amsterdam, Bruxelas e Paris, em 2000, a Euronext é a maior bolsa da Europa. Diferentemente de suas semelhantes, essa bolsa tem sede em diversos países, sendo as ações negociadas nas três cidades originárias, mas também em Lisboa, Dublin e futuros em Londres.
SSE – Shanghai Stock Exchange
A Shanghai Stock Exchange (SSE), criada em 1891, é a principal bolsa da China, onde ainda há mais duas bolsas, a Shenzhen Stock Exchange e a Bolsa de Hong Kong. Seu market cap somado é de mais de US$ 6 trilhões, mas por conta das políticas do país, a SSE não é totalmente aberta para investidores estrangeiros.
Confira também os principais índices das bolsas de valores do mundo
Tokyo Stock Exchange
Ainda na Ásia, fundada em 1878, a Tokyo Stock Exchange é a bolsa japonesa e também uma das principais do mundo. Com o Nikkei 225 como principal índice, a TSE conta com empresas como Softbank e Fast Retailing no portfólio.
London Stock Exchange
Conhecida como Bolsa de Valores de Londres, a London Stock Exchange é uma das mais importantes da Europa, ao lado da Euronext. Ela é uma das mais antigas do mundo, tendo o início de suas negociações datado em 1571, quando foi fundada por Thomas Gresham e aberta pela rainha Elizabeth I.
Contando com um dos principais índices do mundo, o FTSE 100, a LSE tem companhias mundiais como Astrazeneca e HSBC listadas.
B3 – Bolsa de Valores do Brasil
A bolsa de valores brasileira é a maior da América Latina. A B3, como conhecemos hoje, surgiu só em 2017, fruto da consolidação do mercado financeiro em torno da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e da fusão com a BM&F e a Cetip. Com mais de 400 empresas listadas, a B3 tem como destaque a Petrobras, Vale, Itaú, Bradesco e Ambev.
Quer conhecer muito mais sobre bolsa de valores e o universo dos investimentos? Acesse o Hub da B3, faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!