Renda variável

Da China ao Brasil: quais são as principais bolsas de valores do mundo?

Espalhadas pelo mundo, as principais bolsas de valores trazem ambientes seguros para os investidores

Bolsa de Valores de Londres. Foto: Adobe Stock
A bolsa de valores de Londres foi fundada em 1571 por Thomas Gresham e aberta pela rainha Elizabeth I. Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

As bolsas de valores são ambientes seguros e regulados onde os investidores podem negociar ações e outros diversos tipos de ativos. De grande importância para o mercado de capitais, elas estão espalhadas por todo o globo, nos mais diferentes países.

Conheça quais são as principais bolsas de valores do mundo na lista que o B3 Bora Investir preparou para você:

NYSE – New York Stock Exchange

A NYSE (New York Stock Exchange) é a Bolsa de Nova Iorque, considerada a maior do mundo. Ela surgiu em 1792 e abriga mais de duas mil empresas, entre elas, as gigantes Walmart, Disney e Coca-Cola. A soma do valor de mercado — market cap — das companhias listadas na NYSE ultrapassa US$ 20 trilhões.

Nasdaq

Continuando nos Estados Unidos, a Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é outra bolsa norte-americana que se destaca entre as do mundo. Criada em 1971, a Nasdaq se tornou a “bolsa de tecnologia”, onde atualmente há mais de três mil empresas listadas, dentre elas Amazon, Apple, Google e Facebook.

Euronext

Criada a partir da fusão das bolsas de Amsterdam, Bruxelas e Paris, em 2000, a Euronext é a maior bolsa da Europa. Diferentemente de suas semelhantes, essa bolsa tem sede em diversos países, sendo as ações negociadas nas três cidades originárias, mas também em Lisboa, Dublin e futuros em Londres.

SSE – Shanghai Stock Exchange

A Shanghai Stock Exchange (SSE), criada em 1891, é a principal bolsa da China, onde ainda há mais duas bolsas, a Shenzhen Stock Exchange e a Bolsa de Hong Kong. Seu market cap somado é de mais de US$ 6 trilhões, mas por conta das políticas do país, a SSE não é totalmente aberta para investidores estrangeiros.

Confira também os principais índices das bolsas de valores do mundo

Tokyo Stock Exchange

Ainda na Ásia, fundada em 1878, a Tokyo Stock Exchange é a bolsa japonesa e também uma das principais do mundo. Com o Nikkei 225 como principal índice, a TSE conta com empresas como Softbank e Fast Retailing no portfólio.

London Stock Exchange

Conhecida como Bolsa de Valores de Londres, a London Stock Exchange é uma das mais importantes da Europa, ao lado da Euronext. Ela é uma das mais antigas do mundo, tendo o início de suas negociações datado em 1571, quando foi fundada por Thomas Gresham e aberta pela rainha Elizabeth I.

Contando com um dos principais índices do mundo, o FTSE 100, a LSE tem companhias mundiais como Astrazeneca e HSBC listadas.

B3 – Bolsa de Valores do Brasil

A bolsa de valores brasileira é a maior da América Latina. A B3, como conhecemos hoje, surgiu só em 2017, fruto da consolidação do mercado financeiro em torno da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e da fusão com a BM&F e a Cetip. Com mais de 400 empresas listadas, a B3 tem como destaque a Petrobras, Vale, Itaú, Bradesco e Ambev.

Quer conhecer muito mais sobre bolsa de valores e o universo dos investimentos? Acesse o Hub da B3, faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias