Investir melhor

A estrela do time não quer entrar em campo

Em média, as mulheres têm melhores resultados nos investimentos que os homens. Mas elas são minoria entre os brasileiros que investem

Casal de namorados; Foto: Crew/ Unsplash
Como corretoras não oferecem a possibilidade de uma conta conjunta, o jeito é tomar alguns cuidados enquanto o namoro não evolui para uma união estável ou casamento com um regime de bens adequado. Foto: Crew/ Unsplash

Homem branco, com cabelo castanho claro. A foto o retrata de forma lateralizada, com uma camisa polo azul.

Arthur Vieira

@arthurvmoraes

Professor de finanças, palestrante, consultor, apresentador e sócio do Clube FII


Você já ouviu casos de uma pessoa que tomou decisões erradas e perdeu todo o dinheiro da família?

Seja em investimentos muito arrojados, seja em jogos de azar. Provavelmente você conhece alguém ou já ouviu um relato nesse sentido.

E essa pessoa que levou uma família à ruína financeira era um homem ou uma mulher?

Eu quase sou capaz de ouvir a sua resposta agora dizendo: – era um homem.

Mulheres querem investir para conquistar liberdade, diz Júlia Abi-Sâmara

Claro que não são todos os homens que agem assim e que mulheres também podem ter esse tipo de atitude. Eu mesmo já conheci uma, mas na maior parte das vezes esse comportamento é masculino.

Olhando para o lado positivo, ou seja, para os ganhos em investimentos, adivinha quem costuma ter resultados melhores?

Em média, o resultado dos investimentos das mulheres é melhor do que o dos homens. Ou seja, elas conseguem ter ganhos maiores do que os homens.

Há diversas pesquisas que apontam para esse resultado e oferecem explicações. Faça uma busca por “mulheres investem melhor do que homens” e encontrará várias delas.

Alguns dos motivos mais citados são os fatos de que mulheres são mais cautelosas, mais prudentes, estudam mais antes de tomar decisões de investimentos e fazem menos movimentações.

Podemos notar que elas assumem menos riscos e ganham mais. Ou será que apenas perdem menos?

Perder faz parte da vida e faz parte dos investimentos. Ninguém só ganha ou nunca perde. Então, cuidar das perdas é tão importante quanto buscar ganhos. E as mulheres são mais cautelosas, geralmente evitam investimentos que possam levar a grandes perdas.

Nos meus mais de vinte anos de experiência no mercado financeiro eu notei algo sobre o comportamento de mulheres e homens também.

Quando elas investem, elas têm propósito. Ou seja, investimento para mulheres costuma ser uma história com início, meio e fim.

Vou investir para poder fazer a viagem dos sonhos daqui a 2 anos

Vou investir para poder proporcionar bons estudos aos meus filhos daqui a 10 anos

Vou investir para ter uma vida financeira digna na aposentadoria daqui a 30 anos

Sabendo o motivo pelo qual investir, as mulheres estudam, planejam e executam seus planos.

E a maior parte dos homens tem qual propósito ao investir? Ficar milionário o mais rápido possível.

Ou seja, eles não têm um propósito bem definido e muito menos um planejamento de como alcançá-lo. Sendo assim, ficam fazendo muitos investimentos, mudando de ideia e de investimentos a toda hora e assumindo posições para ganhar mais e mais rápido, negligenciando o risco de perder.

É importante saber assumir riscos. O excesso de conservadorismo também pode ser uma decisão equivocada. Mas como já escrevi em outra oportunidade, assumir risco é atitude para pessoas inteligentes e não para pessoas valentes. Não devemos confundir as coisas.

E que fique claro: esse não é um texto de exaltação às mulheres. É um texto para despertar as mulheres.

Dados da B3 (disponíveis aqui) demonstram que apenas 25% das pessoas físicas que investem são mulheres.

A estrela do time não quer entrar em campo. A pessoa que tende a investir melhor na família, não tem interesse em investir.

Eu sei que há razões históricas para isso. Quando eu era criança minha mãe não tinha CPF (que na época se chama CIC) e não exercia um trabalho remunerado. Se ocupava da casa e dos filhos.

Mas vamos deixar a história no lugar dela, que é o passado.

Hoje em dia as mulheres contribuem ativamente com a renda familiar. Não há motivos plausíveis para não contribuírem também nas decisões de investimento da família. Ainda mais sendo, em média, melhor do que os homens ao fazê-lo.

Se você é mulher e está lendo esse texto espontaneamente, talvez não seja a principal pessoa a ser impactada por ele. Por isso, te convido a compartilhá-lo com suas amigas e familiares.

Se você é homem e não tem o costume de perguntar a opinião da sua companheira de vida sobre quais investimentos pretende fazer, inclua isso na sua rotina.

E se você já faz isso, mas sua companheira não se interessa pelo assunto, insista! Escale a estrela do seu time. Aliás, formem um time para investir ainda melhor!

Mulheres, se interessem e aprendam a investir. Não se trata de confiar ou não em alguém, apenas entender que decisões tomadas em conjunto serão melhores para todos.

A combinação das competências formais e emocionais do casal certamente será melhor do que as decisões de apenas um. Além disso, investir as economias da família é uma responsabilidade muito grande para que fique a cargo de apenas um dos membros.

Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Acesse os cursos de investimentos gratuitos da B3! Este aqui traz um guia para começar a investir do zero.