Notícias

Como o salário mínimo impacta a economia ( e o seu bolso)?

Valor foi instituído para garantir qualidade de vida de trabalhadores e tem a capacidade de estimular produção econômica e geração de empregos

Celular com o aplicativo da carteira de trabalho aberto e uma carteira de trabalho física ao lado
Além de ser um meio de proteção do orçamento pessoal de trabalhadores, o salário mínimo tem impacto na economia como um todo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Instituído em 1940 por Getúlio Vargas, o salário mínimo é até hoje um dos principais direitos trabalhistas dos brasileiros. No decreto assinado pelo então governante, consta que a medida visava atender “necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte.”

Além de ser um meio de proteção do orçamento pessoal de trabalhadores, o salário mínimo tem impacto na economia como um todo, pois estimula o consumo e ajuda na circulação de capital. Ele também é referência para o piso previdenciário, isso é, o valor mínimo dos benefícios do INSS, como aposentadoria e pensão.

Para entender mais sobre a relação entre salário mínimo e economia brasileira, o B3 Bora Investir conversou com Pedro Afonso Gomes, presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP).

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.