Notícias

Ibovespa tem alta de 0,71% puxada por commodities

Principal índice da bolsa encerrou aos 112.228 pontos

Balcão da b3 em frente a uma tela com gráficos
O bom desempenho foi influenciado pela valorização das commodities

Por Redação B3 Bora Investir

A Bolsa do Brasil (B3) operou no positivo durante todo o pregão de hoje e o Ibovespa encerrou em 0,71%, aos 112.228 pontos.

O desempenho foi influenciado pela valorização das commodities, em especial minério de ferro e petróleo. 3R Petroleum (RRRP3) e CSN Mineração (CMIN3) registraram algumas das maiores altas de hoje, 4% e 5%, respectivamente.

A Vale (VALE3) seguiu em ritmo mais lento, mas fechou em 1,45% positivos. Já a Petrobras (PETR4) encerrou em menos 1,7%, após pedidos de petroleiros ao Tribunal de Contas da União para que a estatal suspenda o pagamento de dividendos agendado para amanhã, 19/1.

Segue no radar dos investidores brasileiros a discussão sobre o salário mínimo e expectativa de anúncio sobre nova regra fiscal. Tais preocupações impactaram no dólar, que fechou em alta de 1,12%, cotado a R$ 5,163 (venda) e R$ 5,162 (compra).

Também são aguardados desdobramentos no caso da Americanas, que deve entrar com pedido de recuperação judicial nos próximos dias.

No exterior, a agenda foi de divulgação de índices econômicos dos EUA. Apesar da inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) ter recuado, o Banco Central Americano (FED) sinalizou novo aumento de juros para evitar mais uma escalada de preços. Já o Livro Bege, relatório sobre condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Fed, apontou fracas perspectivas de crescimento econômico e mercado de trabalho pressionado devido à falta de mão de obra.

Os índices de Nova York acompanharam os dados pouco animadores do Fed. Dow Jones encerrou em baixa de 1,42% e Nasdaq aos 0,87% negativos.

A inflação na zona do Euro para 2022 veio abaixo do esperado por analistas, 9,2% contra os 10,1% projetados. Os principais índices da Europa fecharam o dia próximos da estabilidade.

Para mais conteúdo de investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.