Notícias

Mercado financeiro hoje: ata do Fed é foco em dia de cautela no Brasil

Desafio é a recuperação dos preços dos ativos, após dois pregões de perdas expressivas, motivadas pela preocupação com o cenário fiscal

Plataforma de petróleo da PRIO no mar. Foto: PRIO/Divulgação
Plataforma da petroleira PRIO, ex PetroRio. Foto: PRIO/Divulgação

A divulgação da ata da mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve é o evento mais importante desta quarta, 4/01, e mantém os mercados em clima de expectativa por indicações dos próximos passos do BC americano. No Brasil, o desafio é a recuperação dos preços dos ativos, após dois pregões de perdas expressivas, motivadas pela cautela com o cenário fiscal. 

A posse do vice-presidente Geraldo Alckmin no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) é um dos principais eventos do dia.

Mercado externo

Os mercados internacionais operam todos em compasso de espera pela divulgação da ata do Fed, que elevou os juros básicos da economia americana em 50 pontos-base. O ajuste representou uma desaceleração em relação às quatro reuniões anteriores, que reajustaram os juros em 0,75 ponto. 

O tom é moderadamente positivo nas bolsas, com os futuros de Nova York indicando recuperação das perdas de ontem. Na Europa, os analistas acompanham a divulgação de índices de gerentes de compras (PMIs) da zona do euro e da Alemanha. Os preços do petróleo operam em queda firme nos futuros de Nova York e Londres, refletindo o temor de redução da demanda, enquanto a China ainda luta contra o avanço da covid-19 no país.

Ibovespa e Petrobras

O clima de espera no exterior sugere a manutenção da prudência do investidor do mercado brasileiro. Em um ambiente de desconfiança com o cenário fiscal no país, o Ibovespa contabiliza queda de 5,07% na semana, o dólar à vista avançou 3,26% ante o real no período e os juros futuros dispararam em toda a curva. 

Apenas ontem, diante de declarações do novo governo, o índice encerrou em queda de 2,08%, aos 104.165 pontos. Pelo segundo dia consecutivo, os papéis da Petrobras tiveram perdas. As ações preferenciais (PETR4) caíram 2,36%, e as ordinárias (PETR3) menos 0,96%.

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.