Mercado

Mercado financeiro e Morning Call Safra: varejo e novos ataques estão no radar no Brasil, em meio a exterior positivo

Indicador de vendas no varejo é o ponto de atenção no dia no país, além de movimentações do Governo Lula

Corredor de supermercado. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O varejo é um dos setores mais próximos do consumidor final Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Redação B3 Bora Investir

Nesta quarta-feira, 11/1, os indicadores do ritmo das vendas do varejo no Brasil estarão no radar dos investidores, que também monitoram as novas ameaças de atos radicais pelo país e o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para a discussão de uma possível privatização do Porto de Santos.

No exterior, os mercados de ações, petróleo e o índice DXY do dólar sobem de forma moderada, em meio a uma agenda esvaziada do dia, com investidores seguindo em compasso de espera pela publicação amanhã do índice de preços ao consumidor, o CPI americano, de dezembro.

Essa mesma expectativa influenciou o fechamento do mercado na Ásia com sinais divergentes, puxado pela perda de otimismo com o relaxamento de medidas contra a Covid-19, à medida que o número de infecções aumenta.

>> Como a flexibilização da política de Covid-Zero na China ajuda o Brasil

Ibovespa hoje

Esse ensaio por nova alta das bolsas americanas, como indicado nos índices futuros, pode estimular um avanço do principal índice da Bolsa do Brasil (B3) que subiu ontem pelo quinto pregão seguido. 

O Ibovespa fechou em alta de 1,55%, a 110.817 pontos, resultado alavancado por avanço das ações de commodities metálicas e das empresas do setor bancário, como Vale, Bradesco e Itaú Unibanco. Os papéis do Grupo Pão de Açúcar lideraram os ganhos ontem, como explica o Morning Call Safra desta manhã:

Apesar do resultado do IPCA de 2022, principal índice de inflação, ter vindo acima da meta, a bolsa conseguiu manter o bom desempenho com os investidores mais tranquilos após ofensiva dos três poderes ante os atos golpistas que aconteceram no domingo.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias