Mercado

Mercado financeiro hoje: IPCA-15 e juros nos EUA em dia de agenda escassa

Ainda assim, o dia começa com alguns indicadores econômicos da FGV e com a divulgação do Boletim Focus, do Banco Central, também o último do ano

Caminhão descarregando material em indústria brasileira que manipula cana de açúcar
Negociadas no mundo todo, as commodities têm preços dependentes das cadeias de produção e consumo globais.

Por Redação B3 Bora Investir

O investidor começa a última semana de 2023 no aguardo de medidas do Ministério da Fazenda para compensar a desoneração da folha de pagamentos. O objetivo da equipe econômica é garantir a meta fiscal de déficit zero em 2024. Nos próximos dias, a agenda prevê o IPCA-15 de dezembro e dados do mercado de trabalho, com Caged e taxa de desemprego de novembro. Já a liquidez é reduzida.

No exterior, aumenta a estimativa de que o Federal Reserve possa iniciar o ciclo de cortes de juros em março.

EUA e Ásia

A volta do feriado de Natal mostra um pregão morno nos mercados mundiais nesta manhã. As bolsas da Europa seguem fechadas e os mercados que operam hoje mostram pouca liquidez e agenda esvaziada.

Nos Estados Unidos, os juros dos Treasuries registram baixa nos vencimentos mais longos, enquanto os futuros dos principais índices de ações avançam levemente. O dólar opera sem sinal único ante moedas pelo mundo, com os investidores ainda atentos à política monetária do Federal Reserve. A curva futura já embute quase 90% de chance de o BC americano iniciar o ciclo de cortes de juros em março, conforme indica plataforma de monitoramento do CME Group.

Na Ásia, as bolsas fecharam com sinais divergentes, mostrando a cautela dos investidores com as iniciativas do governo de regulação do setor privado, como foi feito na semana passada com as apostas online.

+ Dólar: entenda por que ele sobe e desce e como afeta os brasileiros

IPCA-15 e Focus

A última semana de 2023 deve ser de ritmo mais lento nesta terça-feira, com liquidez reduzida e agenda escassa. Ainda assim, o dia começa com alguns indicadores econômicos da FGV e com a divulgação do Boletim Focus, do Banco Central, também o último do ano.

Embora o petróleo oscile entre pequenas altas e baixas desde a madrugada, o ponto positivo para a Bolsa hoje deve ser os ganhos do minério de ferro na Ásia. A commodity disparou 3% em Dalian, na China, ainda refletindo a expectativa de adoção de novas medidas econômicas. Os mercados de câmbio e juros devem acompanhar as oscilações dos ativos no exterior, que por enquanto mostram oscilações leves ou moderadas.

+ Os 5 ETFs ligados a commodities negociados na Bolsa e seus desempenhos

Quer saber mais sobre como investir em ETFs? Confira o curso gratuito do Hub de Educação da B3 sobre o assunto!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias