Objetivos financeiros

A Grana do Vizinho: conheça o simulador que ajuda investidores iniciantes

Simulador gratuito mostra como os brasileiros com o mesmo perfil que o seu fazem seus investimentos

Simulador 'A Grana do Vizinho'. Foto: site B3 Bora Investir
Resultados do simulador são gerados com dados divulgados pela B3. Foto: site B3 Bora Investir

Quem começa a investir costuma ter dúvida de por onde começar, quais ativos escolher e quais decisões tomar inicialmente. Descobrir o seu perfil de investidor e adquirir conhecimento são os primeiros passos, mas imagina se pudesse saber como as pessoas que têm o mesmo perfil que você investem. Pois agora isso é possível com simulador ‘A Grana do Vizinho’.

Completados um mês de lançamento, o B3 Bora Investir trouxe com exclusividade a ferramenta gratuita que simula investimentos feitos por pessoas da mesma faixa etária, gênero e região que você. 

Desenvolvida a partir de dados da B3, ‘A Grana do Vizinho’ permite a qualquer pessoa ver como é a composição da carteira da média dos investidores na bolsa de diversos perfis. As informações são agregadas e tratadas com base nas regras da LGPD.

Trimestralmente, a B3 divulga um trabalho sobre a evolução dos investimentos realizados em renda variável e renda fixa. A partir desses dados, que consolidam por exemplo, valor médio de investimento, faixa etária dos investidores, novos CPFs, entre outros, a companhia criou ‘A Grana do Vizinho’. 

Se você é, por exemplo, uma mulher, de 30 anos, do norte do país, pode incluir seus dados no B3 Bora Investir e entender como outras pessoas com essas características estão posicionadas em investimentos, tanto em renda fixa quanto em renda variável.

Conheça a ferramenta e teste com o seu perfil:

USE O SIMULADOR ‘A GRANA DO VIZINHO’

Com o crescente número de novos investidores, o uso de simuladores ganham espaço nas plataformas de informação, investimentos e consultorias. Hoje em dia é possível fazer diversos ‘test-drive’ para investimentos de renda fixa e renda variável.

Você sabia que pode fazer um test drive antes de investir? Aprenda a usar um simulador

O simulador do Tesouro Direto é outro exemplo destas ferramentas, onde é possível reproduzir diversos cenários com as opções de ativos disponíveis (Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA). A ferramenta ainda permite a comparação com outras opções de renda fixa, como Poupança, CDB, Fundo DI, LCI e LCA.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3, que oferece cursos gratuitos de finanças para você.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.