Organizar as contas

Como economizar tempo e dinheiro ao fazer compras no supermercado

Confira as dicas para ter uma ida ao mercado eficaz e organizada para economizar tempo e dinheiro

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tênia Rêgo/Agência Brasil
Em 12 meses, a inflação ficou em 5,77% Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Na agitada rotina moderna, o supermercado muitas vezes se transformar em um labirinto de escolhas, desafios e, inevitavelmente, tentações. Mas e se houvesse uma maneira de tornar essa experiência mais organizada, eficiente e ainda economizar? 

Não existe mágica, mas algumas práticas podem te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Para Marlon Glaciano, planejador financeiro e especialista em finanças, o ponto mais importante quando pensamos em compras no supermercado é ter foco com uma lista de itens necessários bem definida.

“Na prática, elabore a lista dos itens necessários em casa, separando por área sempre possível, para poupar tempo tendo um direcionamento correto ao chegar ao mercado. Dessa forma, será mais fácil resistir à grande oferta de produtos e às tentações como chocolates, biscoitos, entre outros”, afirma ele.

5 dicas essenciais para economizar tempo e dinheiro

  1. Resista à tentação de comprar itens não necessários, tendo foco no que de fato é indispensável na sua lista de compras já desenvolvida em casa.
  1. Sempre que possível, evite levar crianças pequenas ao supermercado pois pode ser difícil não ceder aos pequenos e aos carinhosos pedidos de doces, biscoitos e afins.
  1. Crie uma logística operacional no supermercado, separando os itens por área, assim você poderá percorrer os corredores com mais qualidade na gestão do tempo.
  1. Elabore um planejamento de refeições da semana para guiar suas compras, evitando excessos e desperdícios.
  1. Aproveite promoções de produtos que estão na sua lista ou similares. Outra alternativa para descontos são os programas de benefícios dos supermercados.

Cuidados na hora das compras 

Segundo o planejador financeiro, alguns cuidados também podem colaborar com a economia, seja de tempo ou dinheiro. 

O primeiro deles é tomar cuidado para não esquecer de comprar primeiro os itens mais importantes da lista, e acabar os substituindo por compras de itens supérfluos. 

“Sabemos que o supermercado oferece uma vasta quantidade de produtos e é comum encontrar um locutor divulgando uma grande oportunidade de preço”, aponta.

Outro ponto é ter sempre atenção ao seu orçamento e sua capacidade financeira na composição dos itens a escolher.

Além disso, vale aproveitar as campanhas e promoções do mercado como o famoso “dia dos legumes”, “dia da carne”, etc. Normalmente, os valores são mais baixos nesses dias.

Quer aprender mais sobre como investir? Confira o curso gratuito ‘Começando a investir do zero’ no Hub de Educação da B3!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias