Como economizar tempo e dinheiro ao fazer compras no supermercado
Confira as dicas para ter uma ida ao mercado eficaz e organizada para economizar tempo e dinheiro
Na agitada rotina moderna, o supermercado muitas vezes se transformar em um labirinto de escolhas, desafios e, inevitavelmente, tentações. Mas e se houvesse uma maneira de tornar essa experiência mais organizada, eficiente e ainda economizar?
Não existe mágica, mas algumas práticas podem te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Para Marlon Glaciano, planejador financeiro e especialista em finanças, o ponto mais importante quando pensamos em compras no supermercado é ter foco com uma lista de itens necessários bem definida.
“Na prática, elabore a lista dos itens necessários em casa, separando por área sempre possível, para poupar tempo tendo um direcionamento correto ao chegar ao mercado. Dessa forma, será mais fácil resistir à grande oferta de produtos e às tentações como chocolates, biscoitos, entre outros”, afirma ele.
5 dicas essenciais para economizar tempo e dinheiro
- Resista à tentação de comprar itens não necessários, tendo foco no que de fato é indispensável na sua lista de compras já desenvolvida em casa.
- Sempre que possível, evite levar crianças pequenas ao supermercado pois pode ser difícil não ceder aos pequenos e aos carinhosos pedidos de doces, biscoitos e afins.
- Crie uma logística operacional no supermercado, separando os itens por área, assim você poderá percorrer os corredores com mais qualidade na gestão do tempo.
- Elabore um planejamento de refeições da semana para guiar suas compras, evitando excessos e desperdícios.
- Aproveite promoções de produtos que estão na sua lista ou similares. Outra alternativa para descontos são os programas de benefícios dos supermercados.
Cuidados na hora das compras
Segundo o planejador financeiro, alguns cuidados também podem colaborar com a economia, seja de tempo ou dinheiro.
O primeiro deles é tomar cuidado para não esquecer de comprar primeiro os itens mais importantes da lista, e acabar os substituindo por compras de itens supérfluos.
“Sabemos que o supermercado oferece uma vasta quantidade de produtos e é comum encontrar um locutor divulgando uma grande oportunidade de preço”, aponta.
Outro ponto é ter sempre atenção ao seu orçamento e sua capacidade financeira na composição dos itens a escolher.
Além disso, vale aproveitar as campanhas e promoções do mercado como o famoso “dia dos legumes”, “dia da carne”, etc. Normalmente, os valores são mais baixos nesses dias.
Quer aprender mais sobre como investir? Confira o curso gratuito ‘Começando a investir do zero’ no Hub de Educação da B3!