Renda variável

As 20 empresas com os maiores dividend yield de 2022

Confira as companhia que mais pagaram dividendos pelo dividend yield no último ano e as projeções para 2023

Foto: Adobe Stock
Para descobrir ações que pagam bons dividendos, uma das estratégias é avaliar o Dividend Yield (DY) daquela empresa. Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

A busca por bons rendimentos é um dos grandes motivos da atratividade da renda variável. Dentre os diversos ativos dessa categoria estão as ações, consideradas a opção mais popular entre elas.

Logo, uma das estratégias para lucrar investindo em ações é investir em papéis de empresas que pagam bons dividendos. Para isso, a companhia precisa apresentar bons resultados, já que todas as empresas brasileiras listadas na B3 que registram lucro têm obrigação de distribuir, no mínimo, 25% desse valor aos seus acionistas. Mas a fatia pode até ser maior, se a empresa decidir.

Para descobrir quais pagam bons dividendos, uma das estratégias é avaliar o Dividend Yield (DY) da empresa emissora — uma expressão inglesa que traduzida, literalmente, significa rendimento do dividendo. Trata-se de um índice criado para medir a rentabilidade dos dividendos de uma empresa em relação ao preço de suas ações.

Para descobrir o DY é preciso fazer um cálculo: você deve dividir o valor de dividendos pagos em determinado período pelo preço individual da ação antes dessa distribuição dos proventos. Depois, basta multiplicar esse resultado por 100. 

Com base nessa conta, o levantamento da Quantum Finance mostrou as 20 companhias que mais pagaram dividendos aos seus acionistas. Confira a seguir:

20 empresas com os maiores dividend yield de 2022

RankingNome do AtivoTickerDividend Yield
1PETROBRAS PNPETR468,32%
2PETROBRAS ONPETR359,70%
3CEB PNBCEBR638,54%
4CEB ONCEBR334,76%
5MARFRIG ON NMMRFG325,84%
6CSN MINERAÇÃO ON N2CMIN322,58%
7MOVIDA ON NMMOVI318,95%
8ACO ALTONA PNEALT418,75%
9SID NACIONAL ONCSNA317,75%
10BRASILAGRO ON NMAGRO317,57%
11BANCO BMG PN N1BMGB416,61%
12CRISTAL PNACRPG516,40%
13UNIPAR PNBUNIP615,57%
14ALLIED ON NMALLD315,49%
15UNIPAR ONUNIP315,25%
16GERDAU ON N1GGBR314,81%
17METAL LEVE ON NMLEVE314,60%
18SANTANENSE PNCTSA414,56%
19TAESA UNT N2TAEE1114,00%
20TAESA ON N2TAEE313,91%
Fonte: Quantum Finance

Para João Daronco, analista da Suno Research, os elevados DYs não possuem causa única que os explique. O motivo se deve a uma conjunção de fatores. “Para a grande maioria dos exemplos ocorre que essas empresas passaram por momentos operacionais muito bons (como por exemplo com a elevação do preço do petróleo Brent para o caso da Petrobras). Além disso, ocorre que eram ativos que estavam extremamente descontados no início do ano, o que faz com que o dividendo por ação seja elevado”.

+ Tudo o que você precisa saber sobre a análise fundamentalista

Sobre a Petrobras, maior destaque entre as pagadoras de dividendos do ano passado, Daronco afirma que para esse ano temos um cenário diferente. “Há queda no preço do Brent, que deve impactar os resultados, além de uma incerteza acerca da política de preços da companhia. Não vejo o lucro do ano passado se repetindo, logo, devemos ter uma queda no dividend yield”, afirma.

Previsões de boas pagadoras de dividendos para 2023

Apesar destes fatores, a projeção é que a Petrobras siga como a principal pagadora de dividendos, segundo o levantamento do TradeMap para 2023. Porém, essa análise é válida apenas se a empresa manter a política de pagamento de proventos do último ano.

“Importante lembrar que um dos critérios para que a projeção de Dividend Yield se confirme é a empresa manter a política de distribuição de dividendos ou juros sobre capital próprio no ano seguinte e sabemos que existe a possibilidade de a Petrobras mudar essa política, alterando o desempenho”, lembra Einar Rivero, Head Comercial do TradeMap.

+ Dividendos: o que são e como receber esse dinheiro?

A lista (que pode ser conferida abaixo) apresenta as 22 ações com projeção de Dividend Yield superior a 5% para 2023. Se considerarmos como referencial a taxa de juros básica do mercado, que atualmente está em 13,75%, somente três papéis teriam potencial de superá-la: Petrobras PN, Petrobras ON e Metal Leve.

Fonte: TradeMap

Na lista com 22 papéis, dois segmentos se destacaram: há quatro bancos no ranking e três empresas de papel e celulose. Os demais setores aparecem com duas ou uma ação na amostra.

Outro ponto de destaque, segundo Einar, é que o Dividend Yield de 2023 pode ficar maior que o de 2022, mesmo que a empresa registre em 2022 lucros iguais ou superiores ao de 2021, porque o cálculo desse indicador leva em conta também a desvalorização das ações ao longo de 2022.

No cálculo do Dividend Yield, o denominador é o preço da ação e, se ele se desvaloriza, o resultado, mesmo mantendo o volume de dividendos, será maior.

Para saber mais sobre investimentos, confira os vídeos e cursos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.