Renda variável

Mercado financeiro hoje: UK avança com plano polêmico; Bolsas em queda

Mulher pensativa olhando para uma tela
Crédito: Redes sociais da Primeira Ministra do Reino Unido, Liz Truss

Três dias antes das eleições no Brasil, a tendência é de queda na bolsa, acompanhando os mercados internacionais. Os índices futuros das bolsas de Nova York acentuaram quedas há pouco, enquanto o dólar passou a subir mais que outras moedas concorrentes. 

Os juros dos Treasuries, o conjunto de títulos públicos que são emitidos pelo governo federal americano, ganharam força, após os EUA terem divulgado as revisões finais do PIB em linha com o previsto, de 0,6%, e inflação PCE do segundo trimestre, maior que as anteriores, em taxa anualizada de 7,3%. 

Às 9h35 (de Brasília), o futuro do Dow Jones caia 1,08%, do S&P 500 baixava 1,31% e Nasdaq recuava 1,72%. Assim como os índices futuros em Wall Street, no mesmo horário, as bolsas da Europa seguiam em queda: Londres recuava 1,33%, Paris 1,67% e Frankfurt tinha queda de 1,55%.   

+ Quais são os sinais de uma recessão mundial?

O juro do bônus do governo britânico (Gilt) de 10 anos avança nesta manhã, após a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, defender mais cedo seu polêmico plano de cortes de impostos — que acabou levando o valor da libra ao mesmo mesmo patamar do dólar nos últimos dias.

No Brasil, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) cresceu 2,4 pontos na passagem de agosto para setembro, a 101,8 pontos, maior nível desde janeiro de 2019, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em setembro, houve melhora na confiança em cinco dos seis principais segmentos do comércio. 

Abertura: Em nova mínima, Ibovespa cai 1,21% para 107.330 pontos

Fechamento: Ibovespa fecha e baixa de 0,73% em 107.664,35 pontos

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.