Investir melhor

Veja as ações que mais pagaram dividendos até agora

Muitos investidores avaliam o quanto uma empresa paga de dividendos antes de escolher uma ação

Dividendos. Foto: Adobe Stock
Para descobrir ações que pagam bons dividendos, uma das estratégias é avaliar o Dividend Yield (DY) daquela empresa. Foto: Adobe Stock

Por Guilherme Naldis

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro com o mercado de capitais, mas o recebimento de dividendos é uma das mais populares e conservadoras. A estratégia de Buy and Hold, que pode ser traduzida como “compre e segure”, se baseia em investir em ações de empresas conhecidas pela distribuição de lucros para ganhar dinheiro com os papéis no longo prazo.

Idealmente, o dinheiro fica investido até, no mínimo, a quantidade de dividendos recebidos superar o valor de compra das ações. Nos últimos 12 meses, as empresas que mais pagaram dividendos e aumentaram a renda passiva de seus acionistas foram:

 EmpresaAçãoDividend Yield
1MarfrigMFRG331,70%
2Petrobras (PN)PETR426,90%
3Petrobras (ON)PETR324,80%
4GrendeneGRND321,90%
5MitreMTRE320,60%
6CSN MineraçãoCMIN318,80%
7BrasilAgroAGRO318,80%
8CSNCSNA318,40%
9Unipar CarbocloroUNIP614,00%
10GerdauGGBR413,10%
Fonte: Investing.com

O levantamento é da Investing.com, que acompanhou a repartição de proventos das empresas até 30/09.

Marfrig na liderança dos dividendos 

Segundo Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management, o desempenho de qualquer empresa pode variar ao longo do tempo e é influenciado por diversos fatores, como condições econômicas, concorrência no mercado, mudanças nas preferências dos consumidores e estratégias de negócios da própria empresa. No caso do frigorífico Marfrig, a distribuição de dividendos foi impulsionado pela alta generalizada das commodities, em especial as alimentícias.

Empresas cíclicas e não-cíclicas: o que são e como diferenciar

Com a alta, as empresas desse setor geraram um caixa mais significativo desde 2022. E, na ausência de investimentos relevantes, essas companhias distribuíram seus lucros, o que faz as commodities dominarem a lista. “Impulsionada pelos altos dividendos de 2022, a Marfrig ainda projeta bons pagamentos para os próximos meses”, diz. 

Petrobras 

Além de ser uma das maiores empresas do País, a Petrobras também está no segundo e no terceiro lugar, com suas ações preferenciais e ordinárias, respectivamente, das melhores pagadoras de dividendos.

Quais os principais fatores que afetam as ações da Petrobras

Neste ano, o principal motivo da distribuição de lucros é a alta dos preços do barril de petróleo, que atingiu valores recorde nos últimos 12 meses e tende a se elevar, ou se manter em patamar elevado, pelos próximos meses. Segundo João Daronco, analista da Suno Research, a distribuição de lucros de 2022 foi fora da curva, mesmo para a empresa conhecida por seus dividendos generosos.

Grendene

A terceira empresa do ranking e a quarta ação da lista ficou com a calçadista Grendene, detentora de marcas como Melissa, Ipanema e Cartago. Segundo Ângelo Belitardo, gestor de investimentos da Hike Capital, a empresa tem uma dívida líquida baixa, de R$ 662 milhões, e isso significa que o dinheiro no caixa é maior do que as dívidas. 

Além disso, a companhia tem um ROE (Return on Equity, ou retorno sobre patrimônio, em português) de 17%, acima da média, que é o índice de eficiência na alocação de capital da empresa. Ou seja: quanto dinheiro ela consegue produzir com o capital já existente. 

Para ele, além da boa gestão, a empresa contou com uma decisão judicial a seu favor, que beneficiou os acionistas. “A razão da elevada distribuição de proventos deve-se ao reconhecimento, por parte do Tribunal Federal da 5ª Região, em dezembro de 2022, de que a empresa não precisaria incluir os valores de benefícios fiscais estaduais na base de cálculo do Imposto de Renda”, disse.

Dessa forma, foi permitido à empresa distribuir esses valores anteriormente reservados para fins fiscais e judiciais. No total, o benefício foi cotado em R$1,7 bilhão, equivalente a 30% do valor de mercado da companhia.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o mercado de ações? Confira os cursos grátis da B3 sobre dividendos!

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias