Organizar as contas

3 formas de fazer uma festa de aniversário barata e incrível

Se o seu aniversário está chegando ou você vai organizar a festa de alguém, veja como fazer algo legal sem gastar muito!

Veja como fazer o melhor aniversário - tanto em qualidade, quanto em custo!

Por Redação B3 Bora Investir

Não é todo dia que completamos mais um ano de vida e essa data especial é usada para celebrar ao lado de pessoas queridas. Mesmo assim, o aniversário divide opiniões: há quem espere o ano inteiro por ele, enquanto outras pessoas prefeririam que o dia nunca existisse. 

A razão para fugir do dia vem ou do medo da velhice, que fica mais próxima a cada ano, ou da insegurança em organizar uma festa de aniversário barata. Se você é do time dos festeiros, mas não sabe por onde começar e quer poupar uma grana, continue a leitura e Bora Comemorar!

+ Veja também: como se planejar para ir aos principais festivais de música do Brasil

Reserve seu bar favorito

Todo mundo tem um restaurante ou um bar que se destaca entre os outros. Pode ser pela qualidade da comida, pela música que faz o seu estilo ou pelo espaço agradável. E, se você pensou em algum lugar especial enquanto lia este parágrafo, é por que você deveria comemorar seu aniversário lá!

A depender do lugar, esta opção pode ser a mais barata de todas. Afinal, se os seus amigos e familiares comparecerem, cada um deles pagará pelo seu próprio consumo. Então, todo mundo sai ganhando: você vai ao seu lugarzinho do coração, encontra as pessoas que você ama e, de quebra, só paga a sua parte. Elas, por sua vez, vão conhecer um pouco mais do seu gosto e não vão precisar se preocupar em contribuir com a sua festa. 

Para fazer tudo dar certo é preciso pensar com antecedência: ligue para o estabelecimento o quanto antes e confira se há reservas disponíveis para a data do seu aniversário ou para o fim de semana seguinte. Se sim, é só combinar quantas pessoas, em média, devem comparecer, e pronto! Na maioria dos casos, a reserva é gratuita, mas o gerente do local vai exigir que, ao menos, 50% dos convidados estejam no espaço até o horário combinado. 

Ah, e se você estiver sextando sem dinheiro, veja nossas dicas de como manter a vida social sem estourar o orçamento

Faça uma social de aniversário

O termo é novo, mas descreve um tipo de evento muito antigo: o que cada um leva uma coisa. Normalmente, é feito em casa e as pessoas designadas para preparar a comida ficam isentas das contribuições, já que vão entrar com a mão de obra. Já quem cedeu o espaço e os demais convidados precisam se organizar para dividir os ingredientes e as bebidas.

As opções são muitas e algumas são mais baratas do que outras. Feijoadas, pastéis e cachorros quentes são mais acessíveis e fazem todo mundo sair satisfeito, além de serem fáceis de fazer. Enquanto isso, uma pizzada fica um pouco mais cara, mas oferece duas opções: uma pessoa pede e todo mundo racha o valor ou todos se unem para fazer as pizzas com a mão na massa, o que pode ser parte do lazer. Mas, aí, é melhor não contar com presentes, hein?

Torça por uma festa surpresa 

Essa opção é a mais arriscada, é verdade. Se você já organizou uma festa surpresa para alguém, pode ser que as suas chances aumentem e você ganhe uma em troca. Se não for o caso, vai ser preciso contar com a sorte ou mandar mensagens subliminares para seus amigos, que podem ser mais ou menos explícitas.

Frases como “ah, se tivesse um amigo que organizasse uma festa surpresa para mim neste ano” ou “amigo, bem que você poderia reunir o pessoal para fazer uma festa surpresa para mim” são jeitos descontraídos e diretos de sugerir uma celebração especial. Nenhuma surpresa seria estragada, já que você só deu a sugestão. 

E se rolar, ótimo! Mostra que a sua persuasão funcionou. Se não, é melhor chamar seus amigos mais próximos e ir comer fora. Em dado momento da conversa, diga: “ano que vem, vou querer uma festa surpresa”. 

Quem devo convidar para o meu aniversário?

Este é um ponto muito delicado e que deixa muitos aniversariantes de cabelo em pé. Afinal, nunca se tem certeza de que as pessoas que gostamos gostam de nós também. Por isso, antes de fazer uma lista de transmissão convidando Deus e o mundo, siga estes passos:

  1. Faça uma lista das primeiras pessoas que você pensa quando ouve a palavra “amigo”
  2. Em seguida, pense nos seus círculos sociais: pessoas do seu trabalho, da sua família, da sua faculdade, do emprego anterior, da sua quadra esportiva e da aula de idioma. Anote os nomes das pessoas destes espaços que te fazem bem
  3. Depois, olhe para o nome de cada um deles e se pergunte: essa pessoa me convidaria para a sua festa de aniversário?
    • Se a resposta for não, não a convide para a sua 
    • Se a resposta for sim, questione-se: eu iria para o aniversário dela?
      • Se a resposta for sim, convide-a
      • Se for não, não
  4. O próximo passo é preparar uma mensagem bonitinha e que lembre seus convidados do quanto eles são especiais para você

Fazer uma feste barata é investir na sua felicidade!

Nada melhor que ter um momento de lazer especial com os amigos e gastar pouco com isso. Mas nesse momento, mais importante que economizar é se divertir bastante. No vídeo abaixo, a educadora financeira Dina Prates explica as razões pelas quais investir em lazer é investir em qualidade de vida. Bora com a gente continuar aprendendo? Veja o vídeo a seguir:

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3. Este é sobre Como Organizar as Finanças.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias