Objetivos financeiros

Gastos de natal: veja como não gastar demais com presentes

O ato de presentear está ligado a relações de poder observadas em nossa sociedade. Atente-se aos gastos de natal.

Pessoa entregando caixa de presente para outra
o hábito de dar presentes no Natal virou tradição em todo o mundo. Foto: Adobe Stock

Entre os diversos rituais natalinos, como montar uma árvore de Natal e organizar uma ceia, está a troca de presentes. Mas se para muitos presentar é uma atividade prazerosa, para outros pode se configurar um problema. Isso porque há quem gaste além da conta com presentes, o que pode comprometer o orçamento de fim de ano e até a renda extra do décimo terceiro salário.

Para entender por que algumas pessoas tendem a não controlar os gastos de natal, o Bora Investir conversou com duas especialistas: Vera Rita de Mello Ferreira, doutora em psicologia social e presidente da Iarep – sigla em inglês para Associação Internacional de Pesquisa em Psicologia Econômica – e Paula Sauer, economista, planejadora financeira CFP® e professora de psicologia econômica na ESPM.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.