Renda variável

Mercado financeiro e Morning Call Safra: de olho no consumo

Enquanto o índice está no radar local, a reunião emergencial do G7 para discutir a guerra na Ucrânia é o foco internacional

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tênia Rêgo/Agência Brasil
Em 12 meses, a inflação ficou em 5,77% Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (11), véspera de feriado no Brasil, os mercados voltam a atenção para dois pontos, um interno e outro externo. O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE) de setembro está no radar local, enquanto a reunião emergencial do G7 para discutir a escalada da guerra na Ucrânia e possíveis novas sanções à Rússia fica no foco internacional.

Em meio à reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, o fundo publica novas projeções de crescimento econômico, com falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE).

No exterior, as bolsas internacionais estendem perdas de ontem em meio a quedas de mais de 2% do petróleo por cautela com a demanda chinesa em meio a novos bloqueios e restrições a viagens após aumento de novos casos diários de covid-19 no país. A deterioração do sentimento de risco também reflete, além das renovadas preocupações com a guerra na Ucrânia, com a possibilidade de recessão dada a continuidade do aperto monetário do Fed.

Na Europa, os juros dos bônus do governo britânico (Gilts) recuam, enquanto nos Estados Unidos os rendimentos dos Treasuries sobem na volta do feriado americano de ontem. As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa na terça-feira, à medida que um tombo de ações de tecnologia pesou nos negócios.

IPCA, um dos principais índices do Brasil

Por aqui, os mercados locais podem se ajustar à aversão a risco no exterior, que pode ser amenizada pela queda da inflação local em meio a expectativas de recuo do IPCA de setembro na margem.

O Morning Call Safra de hoje fala das expectativas em relação ao índice e explica o desempenho em baixa do Ibovespa na bolsa brasileira ontem:

Ainda no Brasil, a Caixa realiza hoje coletiva de imprensa para detalhar o consignado do Auxílio Brasil à beira do segundo turno da eleição presidencial. A presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Daniella Marques, disse em postagem nas redes sociais que o banco começará a liberar nesta terça-feira, 11, o empréstimo consignado com base nos benefícios do Auxílio Brasil.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o total de famílias brasileiras com dívidas a vencer chegou a 79,3% em setembro, o terceiro aumento consecutivo, enquanto a fatia de famílias com contas em atraso alcançou a marca histórica de 30% no mês passado. Entre os mais pobres, o endividamento superou 80% pela primeira vez na pesquisa, ficando em 80,3%.

+ Como o endividamento recorde no Brasil mexe com o seu bolso?

Abertura: Ibovespa cai 0,41%, na mínima, a 115.460,40 pontos

Fechamento: dólar à vista fecha em R$ 5,2722, em alta de 1,57%

*Com informações da Agência Estado

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias