Organizar as contas

IPVA 2024: SP libera consulta de valor venal dos veículos; saiba como calcular quantia

Valor venal dos veículos é informação crucial para cálculo do valor final pago no IPVA

Por Redação B3 Bora Investir

Um passo importante para descobrir o valor a pagar do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é saber o valor venal do veículo. Nesta segunda-feira, 18, o governo de São Paulo liberou a tabela dos valores e para o cálculo o proprietário precisa acessar o Sivei (Sistema de Veículos), informar a placa e clicar em consultar.

O sistema disponibilizado também informa o ano de fabricação, o código da marca/modelo, e a descrição do veículo. No estado, a alíquota para a conta do valor a pagar do IPVA 2024 são de:

  • Carros de passeio: 4%;
  • Veículos movidos somente a gás e energia elétrica: 3%;
  • Motos, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado: 2%;
  • Caminhões: 1,5%;
  • Veículos de locadoras registrados em SP: 1%.

A conta que deve ser feita é: valor venal x alíquota em porcentagem. Ou até mesmo: Valor venal x valor da alíquota / 100. Na prática, por exemplo, o dono de um veículo de R$ 50.000 em São Paulo pagará o valor vezes 4%. Ou seja, R$ 2.000.

+ Confira as alíquotas e os carros isentos em todo o Brasil

Quando e como pagar o IPVA

Há três maneiras principais de realizar o pagamento do IPVA 2024. Contudo, apenas uma delas permite o desconto, como nos anos anteriores. São elas:

  • Pagar valor em cota única com desconto de 3% em janeiro;
  • Pagar valor integral (sem desconto) em cota única em fevereiro;
  • Pagar valor integral (sem desconto) parcelado em até 5 vezes.

Para quem precisar ou quiser pagar a prazo, há possibilidade de parcelamento do valor em até 5 vezes, mas sem desconto nenhum. A novidade do ano se dá na alternativa de poder pagar o IPVA pelo Pix.

As datas de vencimento para quitar o imposto variam de acordo com o último número da placa do veículo, com início em 11 de janeiro para as que terminam em 1. No caso de caminhões e tratores, o pagamento parcelado tem dias fixos, sempre no dia 20 de cada mês.

Calendário do IPVA 2024 em São Paulo — Foto: Divulgação / Sefaz-SP

Quer aprender mais sobre como organizar suas contas? Confira o curso gratuito do Hub de Educação da B3“Como organizar suas finanças”.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias