ETFs

BlackRock lança 10 novos BDRs de ETFs para investimentos fora do Brasil

São cinco fundos listados voltados ao mercado de renda variável e cinco voltados à renda fixa

Passaporte e dinheiro
Os BDRs de ETFs permitem aos brasileiros investir no exterior sem sair do País. Foto: Pexels

A BlackRock lança nesta quarta-feira (12/06) cinco novos BDRs de ETFs de renda fixa e outros cinco voltados ao mercado de renda variável. Assim, a partir de agora o investidor brasileiro terá acesso a mais esses dez ativos para investir no mercado global, sem sair do Brasil.

Segundo a gestora global, “a ideia foi complementar a grade, na linha de dar ainda mais opções ao investidor brasileiro para construir um portfólio global com ativos negociados na B3”, afirmou, em nota. Com os novos BDRs, a gestora passa a contar com 151 BDRs de ETFs no Brasil.

Na renda fixa, serão duas opções para acessar o mercado global exceto os EUA e duas novas opções em títulos da dívida pública dos Estados Unidos, em vencimentos diferentes (acima de 25 anos e com vencimento entre 10 e 20 anos). Também há uma opção que permite investir em títulos corporativos norte-americanos com vencimento superior a 10 anos.

Na renda variável, há uma nova opção em ações globais exceto EUA. Além disso, a gestora trouxe para a bolsa brasileira o iShares Global 100, cuja carteira é composta pelas 100 maiores empresas do mundo.

Confira os novos fundos disponíveis, seus tickers e a composição de cada um

ETFTickerClasseExposição
ISHARES INTERNATIONAL TREASURY BOND ETFBIGO39Renda FixaTítulos soberanos de mercados desenvolvidos ex-EUA
ISHARES CORE INTERNATIONAL AGGREGATE BOND ETFBIAG39Renda FixaTítulos globais investment grade ex-EUA, em moeda local
ISHARES 25+ YEAR TREASURY STRIPS BOND ETFBGOZ39Renda FixaTítulos soberanos dos EUA com vencimentos superiores a 25 anos
ISHARES 10-20 YEAR TREASURY BOND ETFBTLH39Renda FixaTítulos soberanos dos EUA com vencimentos entre 10 e 20 anos
ISHARES 10+ YEAR INVESTM GRADE CORPORATE BOND ETFBIGL39Renda FixaTítulos corporativos dos EUA com vencimento superior a 10 anos
ISHARES U.S. REGIONAL BANKS ETFBIAT39Renda VariávelAções de bancos regionais dos EUA
ISHARES MSCI USA EQUAL WEIGHTED ETFBEUW39Renda VariávelAções dos EUA, com pesos iguais
ISHARES MSCI CHILE ETFBECH39Renda VariávelAções do mercado chileno
ISHARES GLOBAL 100 ETFBGLC39Renda Variável100 maiores ações globais, por valor de mercado
ISHARES CORE MSCI TOTAL INTERNATIONAL STOCK ETFBIXU39Renda VariávelAções globais ex-US

O que são BDRs de ETFs?

ETF é a sigla para Exchange Traded Fund, ou fundos negociados em bolsa, em tradução livre. No Brasil, são também conhecidos como fundos de índice. Ou seja, ETFs são fundos de investimentos cujas carteiras acompanham algum índice de mercado, e suas cotas são negociadas na bolsa de valores (da mesma forma como as ações e os fundos imobiliários).

Já BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipts. São recibos de ativos emitidos no exterior, mas que podem ser negociados na B3, a bolsa do Brasil. Da mesma forma como existem BDRs de ações, existem BDRs de ETFs.

Basicamente, o BDR de ETF é um instrumento que permite que brasileiros invistam fundos listados em bolsas estrangeiras sem sair do Brasil e sem enviar dinheiro para fora do País.

Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3.