Fundos de Investimento

Debêntures isentas de IR impulsionam financiamento privado em infraestrutura

As debêntures de infraestrutura, isentas de Imposto de Renda, tiveram papel importante para evolução do financiamento do setor

Painel da Conferência PPPs e Concessões, promovida pela platafoma P3C e a B3. Foto: Necta
Painel da Conferência PPPs e Concessões, promovida pela platafoma P3C e a B3. Foto: Necta

Por Marília Almeida

Desde que o BNDES tirou o pé do financiamento de grandes empresas para se concentrar em companhias de menor porte, o setor privado tomou a dianteira no financiamento de projetos de infraestrutura.

É o que apontou Cristiano Cury, coordenador de emissões de renda fixa da Anbima, em um debate sobre a necessidade de capital privado para o setor de infraestrutura. A apresentação foi exibida em um dos painéis da Conferência PPPs e Concessões, promovida pela plataforma P3C com coparticipação da Bolsa de Valores do Brasil, a B3.

As debêntures incentivadas de infraestrutura, que são isentas de Imposto de Renda, tiveram papel importante para a evolução desse financiamento. Isso porque oferecem prazos maiores do que as debêntures simples, necessários para o desenvolvimento de projetos do setor. Enquanto as debêntures simples têm vencimento de 5 anos, em média, as de infraestrutura têm prazo médio de 12 anos.

A liquidez do investimento também vem melhorando: o volume de debêntures negociadas no mercado secundário cresce ano contra ano, segundo dados da Anbima. As aplicações estão concentradas em setores com maior previsibilidade de caixa, como energia, transporte e logística, telecomunicações, saneamento e mobilidade urbana.

+Afinal, qual é o risco do crédito privado?

Cury, contudo, ressalta que o setor continuará precisando do BNDES, ainda que tenha diminuído a dependência dessa fonte de financiamento. “Não faltam projetos para construir no país”. A experiência do banco financiador também pode ajudar na criação de garantias.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.