Tipos de investimentos

Cannabis, games, millennials…conheça os ETFs diferentões do mercado

Ativos diversos trazem opção do investidor unir interesses do mercado e de seu cotidiano

O universo dos investimentos vem cada vez mais se diversificando e abrangendo os mais diferentes setores da sociedade. Nessa busca por novos mercados os ETFs (fundos de índice) e BDRs de ETFs (certificado de um ETF estrageiro) se destacam e trazem opções atuais, pode-se dizer até que pop.

Nesta quarta-feira, 21, a B3, bolsa brasileira, iniciou a negociação do BDR de ETF Global X Cannabis ETF (BPOT39), que segue o ETF da Global X, investidora de empresas ligadas à indústria da planta. 

Junto ao BDR de ETF de cannabis, a empresa americana também lança outras duas opções do ativo, o Global X SuperDividend® REIT ETF (BSRE39), que é atrelado ao desempenho de 30 empresas globais do segmento imobiliário que se destacam pelo pagamento de dividendos, e o Global X MSCI China Financials ETF (BHIX39), com rendimento ligado à empresas chinesas do segmento financeiro.

O que é um BDR de ETF?

Os BDRs de ETF são ativos emitidos no Brasil que têm como referência um índice de outro país. Desta forma, o investidor negocia na bolsa brasileira, em moeda nacional, um produto que simplifica o acesso ao mercado externo. Com ele, é possível expandir a estratégia de diversificação e exposição setorial, sendo que já existem hoje BDRs de ETF de renda fixa e variável listados na B3.

Conheça outros ETFs Pop negociados na bolsa:

ELAS11 – Safra ETF Mulheres na Liderança Fundo de Índice de Ações

Lançado em 8 de março de 2022, como o próprio nome descreve, o ETF gerido pela Safra negociado pelo ticker ELAS11 acompanha o índice Teva ESG Mulheres na Liderança, cuja performance está relacionada às empresas com políticas relevantes de inclusão de mulheres em cargos de liderança – diretoria, conselho e comitês. São 342 empresas avaliadas pelo índice e as 171 melhores posicionadas no ranking passam a compor a carteira que carrega um teor de ESG.

JOGO11 – Investo Global Video Gaming & Esports

Com início de negociação em dezembro de 2021, o ETF de ticker JOGO11 foi o primeiro voltado para o mercado de jogos. Ele acompanha a variação do índice MVIS Video Gaming & E-sports Index, que mede o rendimento de empresas globais do setor de videogames e esportes eletrônicos (eSports), podendo incluir companhias desenvolvedoras, de softwares/hardwares relacionados, que prestam serviços de transmissão ao vivo (streaming) ou que estão envolvidas em eventos de eSports.

MILL11 – It Now MSCI USA IMI Millennials Select 50 Fdo. Ind.

ETF gerido pelo Itaú Asset, o MILL11 tem a proposta de acompanhar o crescimento de empresas que se beneficiam do aumento no poder de consumo dos Millennials (geração de pessoas que nasceram entre 1981 e 1995). O índice de referência do ativo é composto por 50 ações de empresas negociadas no mercado americano que tendem a se beneficiar das preferências de consumo e perfil comportamental da geração, como Paypal, Microsoft e Coca-Cola.

HASH11 – Hashdex Nasdaq Crypto 

Outra sensação da nova geração de setores são os criptoativos — e dentre as opções da bolsa o Hashdex Nasdaq Crypto, negociado no ticker HASH11, foi o pioneiro. Ele é baseado no índice da Nasdaq que acompanha o desempenho de uma cesta de criptomoedas com liquidez e capitalização de mercado relevantes. Conheça mais opções de como investir em cripto pela bolsa.

O lançamento de novos ativos, voltados para setores diferenciados, traz ainda mais oportunidades do investidor diversificar seus investimentos, ainda podendo unir seus interesses no mercado de capitais com os de seu cotidiano. 

Acesse aqui para aprender mais sobre como investir em ETFs