Os principais índices das bolsas de valores do mundo
Indicadores servem de termômetro para o desempenho das principais economias e empresas globais
As principais bolsas de valores do mundo estão, não por coincidência, nas maiores economias mundiais. E os índices mais importantes do mercado de ações costumam representar essas bolsas, como o Ibovespa no Brasil.
Veja a lista dos principais índices mundiais – espalhados pela América, Europa e Ásia – que o Bora Investir preparou para você ficar por dentro de tudo.
Dow Jones Industrial Average
O Dow Jones Industrial Average, também conhecido como DJIA, INDP, Dow 30 ou Dow Jones, é um índice criado em 1896 pelo editor do The Wall Street Journal e fundador do Dow Jones & Company, Charles Dow. É o segundo mais antigo índice dos Estados Unidos, depois do Dow Jones Transportation Average, e é composto por 30 empresas escolhidas por seu tamanho e importância no mercado de ações dos EUA.
S&P 500
Abreviação de Standard & Poor’s 500, o S&P 500 é um índice composto pelos 500 maiores ativos do mercado de ações dos EUA. Sua importância se dá pela abrangência, que chega a representar 80% do maior mercado acionário do mundo.
Nasdaq Composite
Ao lado do Dow Jones e do S&P 500 como os principais índices dos EUA, esse índice representa quase a totalidade das ações listadas na bolsa de valores Nasdaq. Um diferencial do Nasdaq Composite é que ele lista ações voltadas à tecnologia, tornando-se o maior indicador do setor.
NYSE Composite
Apesar de ter sido ultrapassado em relevância pelos índices compatriotas, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq, o NYSE Composite é o mais amplo índice da principal bolsa dos EUA, hoje ao lado da Nasdaq. O indicador representa o desempenho de todas as ações listadas na bolsa de Nova York, a maior do mundo.
Nikkei 225
O Nikkei 225 ou Nikkei Stock Average, mais comumente chamado de índice Nikkei, é um dos principais indicadores do mercado de ações asiático. O NI225 é composto pelas 225 ações das maiores empresas do Japão negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio, e é calculado diariamente pelo jornal Nihon Keizai Shimbun desde 1950.
SSE Composite
O SSE Composite Index (Shanghai Stock Exchange Composite Index), também conhecido como SSE Index, é o índice que congrega o desempenho de todas as ações negociadas na Bolsa de Valores de Xangai, na China.
Conheça também os principais índices da bolsa brasileira, a B3.
Hang Seng Index
Outro índice da grande potência mundial, a China, é o Hang Seng, principal indicador da bolsa de Hong Kong. O índice existe desde 1969 e cobre cerca de 65% do mercado de capitais local, focando nas maiores e mais importantes companhias dessa bolsa.
Euronext 100
O índice da maior bolsa da Europa, a Euronext, representa as 100 maiores e mais importantes ações listadas nela. Ele é revisto a cada trimestre para refletir sempre as 100 companhias mais capitalizadas e negociadas.
FTSE 100
Outro índice na Europa é o FTSE 100, que representa as 100 ações mais importantes da London Stock Exchange (LSE), a Bolsa de Valores de Londres, a segunda maior da Europa e uma das mais antigas do mundo.
CAC 40
Principal índice da bolsa de valores de Paris, o CAC 40 foi criado em 1987 e implementado no ano seguinte para representar as 40 maiores empresas do mercado acionário francês. Entre as maiores companhias na bolsa do país estão o banco Société Générale, a montadora Renault e a L’Oreal.
DAX-30
Pertencente a outra das maiores bolsas da Europa, a bolsa de Frankfurt, o DAX-30 é o índice mais importante de uma das maiores economias do mundo, a Alemanha. Por contar com empresas como Adidas, Volwkswagen e Continental, o marcador tem grande importância no mercado financeiro.
S&P/TSX Composite
Mais um índice que se destaca no mundo é o S&P/TSX Composite, da bolsa de Toronto, no Canadá. Ele é composto por cerca de 250 ações das empresas mais importantes negociadas na bolsa canadense, que está entre as 10 maiores do mundo.
S&P/BMV IPC
Também da família S&P, o S&P/BMV IPC é o principal índice da bolsa de valores do México, e representa as 35 maiores companhias listadas no país.
Ibovespa (Ibovespa B3)
O principal indicador de desempenho das ações negociadas na bolsa de valores brasileira reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais nacional. Ele foi criado em 1968 e de lá para cá consolidou-se como referência para investidores ao redor do mundo.
Reavaliado a cada quatro meses, o índice é resultado de uma carteira teórica de ativos. É composto pelas ações e units de companhias listadas na B3 que correspondem a cerca de 85% do número de negócios e do volume financeiro do nosso mercado de capitais.
Quer conhecer muito mais sobre bolsa de valores e o universo dos investimentos? Acesse o Hub da B3, faça seu cadastro e tenha acesso a conteúdos exclusivos!