Organizar as contas

Trilha de conhecimento B3: descubra tudo sobre organização financeira

Compilado de conteúdos preparados de forma especial vão te ajudar a ter uma vida financeira saudável

Foto: Adobe Stock
É através da organização que podemos realizar sonhos, metas e objetivos, porém começar esse processo pode não ser fácil. Foto: Adobe Stock

Por João Paulo dos Santos

Se organizar financeiramente é o primeiro passo para ter finanças saudáveis e realizar nossos sonhos, sejam eles comprar uma casa, fazer aulas de inglês ou viajar para o exterior. Para te ajudar, o Hub de Educação da B3 preparou uma trilha de conhecimento sobre organização financeira.

Selecionamos um compilado de conteúdos feitos e organizados de forma especial para que você consiga executar o aprendizado de forma prática e completa.

Veja nossa trilha de conhecimento e comece a se organizar

A trilha de conhecimento sobre como começar a planejar suas finanças passa desde a preparação para o processo, todos os passos para se organizar e até o que fazer após conseguir botar em prática os ensinamentos.

O primeiro passo é o autoconhecimento. Investigar o que o dinheiro significa para você pode te ajudar a iniciar essa jornada. Liberdade? Segurança? Sacrifício? Pense melhor sobre isso porque essa definição vai te explicar como você lidou com suas finanças até agora e como você quer encará-la daqui para frente.

O segundo passo é entender o que é a organização financeira, que de forma resumida de ser dividida em:

  • Acompanhar o dinheiro de perto;
  • Criar um planejamento financeiro;
  • Treinar para tomar decisões financeiras menos impulsivas e mais conscientes.

O terceiro e último passo é o de colocar a organização financeira em prática. É aí que o negócio parece complicar, não é? Mas a boa notícia é que você pode ter uma organização financeira melhor com apenas dois hábitos: acompanhar seus ganhos e gastos ao longo do mês e começar a poupar todos os meses.

Uma forma de ajudar a obter esses hábitos é reconhecer os próprios obstáculos e criar um jeito simples de contorná-los. Como por exemplo, não esperar sobrar dinheiro no fim do mês para poupar, mas sim agendar uma transferência automática assim que o dinheiro entra na conta.

+ 3 resoluções para quem quer liberdade financeira em 2023

Benefício de uma organização financeira

O principal benefício de ter uma boa organização financeira é conseguir equilibrar os prazeres do presente com os cuidados com o futuro.

Para onde vai o meu dinheiro?

É fácil saber quanto a gente ganha e de onde vem esse dinheiro. A maior parte das famílias se sustenta com uma ou no máximo duas fontes de renda, como os salários e aposentadorias, por exemplo. Bem mais difícil é saber onde e como gastamos o dinheiro que recebemos.

Por isso a trilha de conhecimento mostra alguns passos para conseguir controlar melhor o destino do tão suado dinheiro que ganhamos. A primeira etapa é anotar os gastos de alguma forma (planilha, aplicativo ou caderninho), sem deixar nada de fora, nem mesmo aquele docinho que você compra na hora do almoço. Se ajudar, chame a família para fazer junto.

O segundo passo, mostra que uma boa organização financeira exige um cuidado com as dívidas e o crédito. Para isso, é importante saber como o histórico de crédito funciona e como utilizá-lo para alcançar seus objetivos.

O terceiro ponto é entender e saber como os gastos funcionam. Quais os principais, os secundários e lembrar que as despesas mudam com o tempo, sendo importante manter o controle atualizado.

Organizar e planejar, é só começar!

O primeiro passo para colocar um plano em prática é colocá-lo no papel. “No momento em que as pessoas passam a ter um plano escrito, o engajamento, a dedicação e a disciplina em seguir aquilo que está proposto aumentam drasticamente”, afirma Ivens Gasparotto Filho, Head de Consultoria na Suno Research.

O ponto mais importante para começar a planejar é que, para que este engajamento realmente ocorra, o plano escrito tem que ser relevante para você. Não adianta fazer plano para algo que não te mova, algo que não seja tão importante que não te faça entender que você deve abrir mão de consumo (e os prazeres que ele proporciona) hoje para usufruir de algo maior amanhã.

Tudo organizado, e agora?

Após ter tudo organizado financeiramente é hora de pensar adiante, hora de investir. O primeiro passo é construir uma reserva de emergência, para assim poder ter tranquilidade e fazer o dinheiro trabalhar a seu favor.

Não é preciso ter muito dinheiro para investir, hoje há opções bem acessíveis para todos os perfis de investidor. O importante é começar!

Acesse e confira a trilha ‘Organização financeira: como começar?’

Trilha de conhecimento

Para mais conteúdo sobre finanças pessoais, confira os vídeos e cursos gratuitos do Hub de Educação Financeira da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias