Investir melhor

O que é a Black Friday? Qual a sua origem?

A Black Friday é uma das principais datas comerciais do mundo; conheça sua história

Black Friday
Black Friday

Por Redação B3 Bora Investir

A Black Friday é uma data comercial típica dos Estados Unidos que se espalhou por muitos países do mundo. No dia, comerciantes concedem descontos acima da média em seus produtos para marcar o início do período de vendas mais intensas do fim do ano.

Tanto aqui quanto lá, os principais aderentes da campanha são os varejistas, ainda que quase todos os setores ligados ao consumo da população já adotem a estratégia.

A data estimula a competição dos vendedores, que miram nos preços mais baixos para alcançar mais compradores. Ainda assim, o marketing da data ultrapassou sua proposta, e já é comum que a Black Friday seja referida como Black Fraude, em razão de táticas enganosas como “a metade do dobro”.

Aqui no Bora Investir, já te contamos como evitar os golpes mais comuns da data e, também, como aproveitá-la da melhor forma.  Veja, abaixo as maiores dúvidas sobre a história da Black Friday: 

Quando a Black Friday surgiu?

O termo começou a ser utilizado no final do século XIX, na cidade americana da Filadélfia, em referência ao congestionamento de consumidores que se formava nas ruas no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. A razão para o frenesi era o início da temporada de compras de fim de ano. 

+ Guia da pechincha: 5 passos para nunca mais pagar o preço cheio 

Aos poucos, os vendedores da região perceberam o potencial comercial do período, já movimentado por natureza, que poderia ser ampliado com descontos mais agressivos. Na década de 1960, a prática das ofertas na última sexta-feira de novembro se consolidou, assim como a associação do nome Black Friday às gastanças para o Natal e para o Ano Novo. 

Por que tem esse nome?

O ‘black’ da Black Friday descreve o momento em que as vendas saíam do “vermelho” , que representa o prejuízo, e entravam no “negro”: o lucro. A data também é referência para a Cyber Monday, ou segunda-feira digital, em português, que é a primeira segunda-feira após a Black Friday. Neste dia, o foco é nas ofertas exclusivas para compras pela internet.

Diferenças de até 500%: 5 dicas para comparar preços

A primeira edição brasileira da Black Friday aconteceu em 2010. E, aí, a data ganhou novas cores e interpretações, de acordo com a marca e o setor que anunciava sua adesão à campanha. Mas a essência é a mesma: queima de estoque e preços baixos. 

Quando a Black Friday acontece? 

A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro. A referência é o feriado de Ação de Graças, comemorado nos EUA, que acontece na última quinta-feira do mês.

Neste ano, a Black Friday acontecerá no dia 24 de novembro.

Para saber ainda mais sobre investimentos e educação financeira, não deixe de visitar o Hub de Educação da B3.

Sobre nós

O Bora Investir é um site de educação financeira idealizado pela B3, a Bolsa do Brasil. Além de notícias sobre o mercado financeiro, também traz conteúdos para quem deseja aprender como funcionam as diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado atualmente.

Feitas por uma redação composta por especialistas em finanças, as matérias do Bora Investir te conduzem a um aprendizado sólido e confiável. O site também conta com artigos feitos por parceiros experientes de outras instituições financeiras, com conteúdos que ampliam os conhecimentos e contribuem para a formação financeira de todos os brasileiros.

Últimas notícias